09/07/2024 – Com o objetivo de entender e conhecer melhor o comportamento e as preferências dos turistas que visitam o Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), a Embratur em parceria com a OneHub e o Parque lançaram um projeto que irá captar dados e, a partir do diagnóstico, criar soluções para melhorar a experiência dos frequentadores do local.
Os visitantes do Parque Capivari serão convidados a responder um questionário via QR Code e acessar, de maneira gratuita, o clube de benefícios do espaço. Batizado de “Amigo do Jordano”, o programa oferece descontos nas lojas do complexo para os visitantes cadastrados.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforça a importância da conexão entre turismo e inovação, e como o trabalho realizado pelo EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, tem melhorado a experiência dos visitantes internacionais.
“Nosso objetivo é fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo, nossos donos de bares, restaurantes e hotéis, estejam capacitados para o mundo digital e promovam suas atividades de forma mais eficaz”, diz Freixo.
De acordo com o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o levantamento vai fornecer preferências e avaliações assertivas sobre a experiência turística no local.
“Com o EmbraturLAB, buscamos nos associar a projetos inovadores como o da OneHub, que fortalecem o setor de turismo. A ideia é aferir o resultado e buscar formas de replicar soluções para todo o Brasil, para melhorar a experiência do turista estrangeiro”, afirma Reis.
A iniciativa inclui um plano integrado de ações que possibilitam entendimento mais profundo sobre os visitantes e um mapeamento de toda a jornada de experiência no parque. Isso potencializa a venda de ingressos e atrativos on-line, além de oferecer soluções criativas para que marcas possam desenvolver campanhas de forma mais eficaz nos espaços do parque.
“A OneHub transforma essa experiência em uma jornada gamificada [aplicação de dinâmicas de jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica], criando mecanismos para interações com o consumidor”, explica Anna Speroni, CEO da startup.
O setor de parques, que movimenta mais de R$ 7 bilhões a cada ano, recebe mais de 89 milhões de visitantes no mesmo período. Para o CEO do Parque Capivari, Rafael Montenegro, com a implementação do projeto, a gestão do parque terá informações robustas com o mapeamento do comportamento dos visitantes.
Inovação no turismo
Soluções inovadoras fazem parte das estratégias da Embratur para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros e promover o Brasil internacionalmente. Em março deste ano, a Agência, em parceria com a startup Destinos Inteligentes, fez uma pesquisa inédita para mostrar o comportamento e preferências de turistas no Rio de Janeiro. O levantamento ajudou a traçar o perfil de visitantes de cinco locais estratégicos da capital fluminense: Trem do Corcovado e Paineiras, Pão de Açúcar, Parque Lage, Urca e nos aeroportos.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.