TECNOLOGIA

Embratur lança projeto de captação e gerenciamento de dados para mapear perfil dos visitantes do Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP)

Frequentadores do local poderão responder a um questionário via QR Code e acessar, de maneira gratuita, ao “Amigo do Jordano”, clube de benefícios do espaço
Divulgação
Dados coletados com visitantes do Parque Capivari ajudarão a criar soluções para melhorar a experiência turística

09/07/2024 – Com o objetivo de entender e conhecer melhor o comportamento e as preferências dos turistas que visitam o Parque Capivari, em Campos do Jordão (SP), a Embratur em parceria com a OneHub e o Parque lançaram um projeto que irá captar dados e, a partir do diagnóstico, criar soluções para melhorar a experiência dos frequentadores do local.

Os visitantes do Parque Capivari serão convidados a responder um questionário via QR Code e acessar, de maneira gratuita, o clube de benefícios do espaço. Batizado de “Amigo do Jordano”, o programa oferece descontos nas lojas do complexo para os visitantes cadastrados.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforça a importância da conexão entre turismo e inovação, e como o trabalho realizado pelo EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, tem melhorado a experiência dos visitantes internacionais. 

“Nosso objetivo é fazer com que mais turistas estrangeiros venham para cá, que gere mais emprego e renda, e que nossa ponta do turismo, nossos donos de bares, restaurantes e hotéis, estejam capacitados para o mundo digital e promovam suas atividades de forma mais eficaz”, diz Freixo.

De acordo com o gerente de Inovação da Embratur, Edivaldo Reis, o levantamento vai fornecer preferências e avaliações assertivas sobre a experiência turística no local.

“Com o EmbraturLAB, buscamos nos associar a projetos inovadores como o da OneHub, que fortalecem o setor de turismo. A ideia é aferir o resultado e buscar formas de replicar soluções para todo o Brasil, para melhorar a experiência do turista estrangeiro”, afirma Reis.

A iniciativa inclui um plano integrado de ações que possibilitam entendimento mais profundo sobre os visitantes e um mapeamento de toda a jornada de experiência no parque. Isso potencializa a venda de ingressos e atrativos on-line, além de oferecer soluções criativas para que marcas possam desenvolver campanhas de forma mais eficaz nos espaços do parque. 

“A OneHub transforma essa experiência em uma jornada gamificada [aplicação de dinâmicas de jogos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica], criando mecanismos para interações com o consumidor”, explica Anna Speroni, CEO da startup.

O setor de parques, que movimenta mais de R$ 7 bilhões a cada ano, recebe mais de 89 milhões de visitantes no mesmo período. Para o CEO do Parque Capivari, Rafael Montenegro, com a implementação do projeto, a gestão do parque terá informações robustas com o mapeamento do comportamento dos visitantes. 

Inovação no turismo
Soluções inovadoras fazem parte das estratégias da Embratur para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros e promover o Brasil internacionalmente. Em março deste ano, a Agência, em parceria com a startup Destinos Inteligentes, fez uma pesquisa inédita para mostrar o comportamento e preferências de turistas no Rio de Janeiro. O levantamento ajudou a  traçar o perfil de visitantes de cinco locais estratégicos da capital fluminense: Trem do Corcovado e Paineiras, Pão de Açúcar, Parque Lage, Urca e nos aeroportos.