TURISMO DE AVENTURA

ATWS 2024: Embratur participa do maior encontro mundial de turismo de aventura realizado no Panamá

Adventure Travel World Summit reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado, entre os dias 7 e 10 de outubro
Embratur/Divulgação
Evento reúne atores do segmento de aventura em país da América Central

11/10/2024 – Para promover os destinos de natureza e aventura do Brasil, a Embratur marcou presença no Adventure Travel World Summit 2024 (ATWS), o maior encontro mundial de turismo de aventura, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Panamá. O evento reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado, proporcionando aos destinos brasileiros oportunidades de negócios junto a parceiros estratégicos.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de reforçar o Brasil como referência em turismo de aventura. “Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o turismo de aventura, além de sermos referência em relação à segurança nesta prática. Em todas as ações da Embratur, reforçamos que o turismo de aventura no Brasil dialoga com outros segmentos, que transformam o turismo enquanto atividade econômica sustentável”, afirma Freixo.

A Embratur é uma das principais parceiras do Adventure Travel World Summit e, em 2023, voltou oficialmente a ser associada à Adventure Travel Trade Association (ATTA), entidade norte-americana que é referência mundial no turismo de aventura. 

De acordo com o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, a participação do Brasil na edição deste ano é estratégica para divulgar as experiências e também realizar negócios para os destinos brasileiros. “Tivemos a oportunidade de diversificar, levando novas experiências que estão sendo oferecidas aos turistas de natureza que viajam para o Brasil e, com isso, atrairmos mais viajantes internacionais interessados neste segmento. Além disso, pudemos conhecer as boas práticas de outros países, realizamos visitas técnicas e participamos de rodadas de negócios”, relembra Persi.

Representando os destinos do Mato Grosso do Sul no evento, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do estado, Bruno Wendling, destacou que a participação da Embratur no principal evento de aventura do planeta reforça cada vez mais o posicionamento do Brasil que, hoje, pode ser líder no segmento de turismo de natureza. “É muito bom estar junto aqui, com o nosso estado do Mato Grosso do Sul, fortalecendo cada vez mais a nossa identidade. O Brasil voltou com força total”, acrescenta.

O Brasil foi considerado o melhor destino de turismo de aventura do mundo pelo portal US News & World Report. A lista de 2024, produzida pelo site em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é baseada em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo. Ao todo, 89 países foram listados pelos entrevistados e avaliados em 10 subcategorias, e o Brasil aparece à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem.

Para o CEO da ATTA, Shannon Stowell, o mercado de turismo de aventura está cada vez mais interessado no Brasil. “Ter a Embratur na ATWS foi uma grande vitória para as delegações, que puderam aprender mais sobre os incríveis destinos brasileiros, especialmente o Mato Grosso do Sul onde a ATTA estará no próximo ano com a ‘AdventureELEVATE América Latina’”, disse Stowell. Entre os dias 27 e 29 de abril de 2025, a AdventureELEVATE América Latina irá reunir o trade turístico em Bonito (MS).

Cooperação e certificações
Em 2023, a Embratur assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) na área: um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com a intenção de promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável no mercado internacional.

Atualmente, o Brasil possui 44 normas técnicas (ABNT) vigentes e disponíveis no turismo de aventura, sendo 19 delas internacionais. O país tem ainda 21 empresas com certificação internacional ISO no Turismo de Aventura. Além disso, cinco normas internacionais ISO de Turismo de Aventura são baseadas nas previstas pela ABNT.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.