11/10/2024 – Para promover os destinos de natureza e aventura do Brasil, a Embratur marcou presença no Adventure Travel World Summit 2024 (ATWS), o maior encontro mundial de turismo de aventura, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Panamá. O evento reuniu cerca de 800 players e formadores de opinião do mercado, proporcionando aos destinos brasileiros oportunidades de negócios junto a parceiros estratégicos.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, essa é uma oportunidade de reforçar o Brasil como referência em turismo de aventura. “Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o turismo de aventura, além de sermos referência em relação à segurança nesta prática. Em todas as ações da Embratur, reforçamos que o turismo de aventura no Brasil dialoga com outros segmentos, que transformam o turismo enquanto atividade econômica sustentável”, afirma Freixo.
A Embratur é uma das principais parceiras do Adventure Travel World Summit e, em 2023, voltou oficialmente a ser associada à Adventure Travel Trade Association (ATTA), entidade norte-americana que é referência mundial no turismo de aventura.
De acordo com o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Leonardo Persi, a participação do Brasil na edição deste ano é estratégica para divulgar as experiências e também realizar negócios para os destinos brasileiros. “Tivemos a oportunidade de diversificar, levando novas experiências que estão sendo oferecidas aos turistas de natureza que viajam para o Brasil e, com isso, atrairmos mais viajantes internacionais interessados neste segmento. Além disso, pudemos conhecer as boas práticas de outros países, realizamos visitas técnicas e participamos de rodadas de negócios”, relembra Persi.
Representando os destinos do Mato Grosso do Sul no evento, o diretor-presidente da Fundação de Turismo do estado, Bruno Wendling, destacou que a participação da Embratur no principal evento de aventura do planeta reforça cada vez mais o posicionamento do Brasil que, hoje, pode ser líder no segmento de turismo de natureza. “É muito bom estar junto aqui, com o nosso estado do Mato Grosso do Sul, fortalecendo cada vez mais a nossa identidade. O Brasil voltou com força total”, acrescenta.
O Brasil foi considerado o melhor destino de turismo de aventura do mundo pelo portal US News & World Report. A lista de 2024, produzida pelo site em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, é baseada em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo. Ao todo, 89 países foram listados pelos entrevistados e avaliados em 10 subcategorias, e o Brasil aparece à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem.
Para o CEO da ATTA, Shannon Stowell, o mercado de turismo de aventura está cada vez mais interessado no Brasil. “Ter a Embratur na ATWS foi uma grande vitória para as delegações, que puderam aprender mais sobre os incríveis destinos brasileiros, especialmente o Mato Grosso do Sul onde a ATTA estará no próximo ano com a ‘AdventureELEVATE América Latina’”, disse Stowell. Entre os dias 27 e 29 de abril de 2025, a AdventureELEVATE América Latina irá reunir o trade turístico em Bonito (MS).
Cooperação e certificações
Em 2023, a Embratur assinou dois Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) na área: um com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), com a intenção de promover e fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional, e o outro com o Coletivo Muda!, que prevê a promoção de produtos e experiências brasileiras de turismo responsável no mercado internacional.
Atualmente, o Brasil possui 44 normas técnicas (ABNT) vigentes e disponíveis no turismo de aventura, sendo 19 delas internacionais. O país tem ainda 21 empresas com certificação internacional ISO no Turismo de Aventura. Além disso, cinco normas internacionais ISO de Turismo de Aventura são baseadas nas previstas pela ABNT.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.