ECONOMIA

Reunião do G20 aumenta em 41% número de voos internacionais para o Rio de Janeiro, diz Embratur

Encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil, alavancou também o percentual do número de assentos em voos: segundo o Portal de Dados da Agência, número subiu para 42%
Divulgação
Diversos eventos ligados à Cúpula ocorrem no Rio de Janeiro desde o início desta semana

14/11/24 – A cidade do Rio de Janeiro já se movimenta para receber, pela primeira vez, a reunião de cúpula dos líderes do G20. Segundo informações da Embratur com base em dados da ForwardKeys, houve um aumento de 41% no número de voos internacionais para a capital fluminense, quando comparado com o mesmo período do ano passado, para o período de 11 a 20 de novembro. O crescimento foi de 275 para 388 voos internacionais. Os países que mais registraram aumento foram Emirados Árabes (160%), Alemanha (133%) e Estados Unidos (128%). 

O número de assentos internacionais também registrou praticamente o mesmo crescimento. Segundo o levantamento, a alta é de 42,2%, passando de 61.939 para 88.088 assentos internacionais para o Rio entre 11 a 20 de novembro de 2024. Os recordistas dos números de assentos são Uruguai (191%), Espanha (145%) e, novamente, Estados Unidos (127%).

O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil, reúne esse ano as 19 maiores economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global. A reunião oficial será nos próximos dias 18 e 19 de novembro, mas eventos como o G20 Social, U20 e o Aliança Global Festival já começaram. 

Um estudo da Fundação Visit Rio Convention Bureau revela que todos os eventos que envolvem a Cúpula do G20 irão injetar R$ 432,5 milhões na economia do Rio. Os gastos, segundo o estudo, abrangem hospedagem, alimentação e transporte. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a vocação da Cidade Maravilhosa e do estado do Rio de Janeiro para receber grandes eventos. “O G-20 será mais uma demonstração de nossa experiência em receber grandes eventos, seja de cultura, de esporte e também de política internacional. É um evento que atrai os olhos do mundo mais uma vez para nossa cidade. E quem vem, vai sair falando bem e vai querer voltar, o que é bom para todo o país. O Rio é a principal porta de entrada do Brasil, é o nosso principal cartão postal. Quando o Rio vai bem, o Brasil vai bem”, declarou Freixo.

O estudo do Visit Rio mostra ainda que houve um crescimento no setor de promoções do Rio de Janeiro entre 2023 e 2024. Este ano, foram realizados, até agora, 414 eventos, um aumento de 28,17% na comparação com os 323 de 2023. A receita gerada cresceu de forma expressiva, superando R$ 6,42 bilhões, o que representa alta de 12,27% em relação a 2023.

Para o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck, esses números confirmam a posição consolidada do Rio como um dos principais destinos para eventos no Brasil. Segundo ele, a expectativa é que os números sejam ainda melhores a partir do G20. 

“Esses resultados mostram o impacto positivo do setor de eventos na economia local, fortalecendo a cidade como um polo de negócios e entretenimento. A expectativa é que o G20 impulsione ainda mais essa visibilidade [do Rio] e contribua para um futuro ainda mais promissor”, finalizou.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.