13/03/2025 – A rede de hotéis portuguesa Vila Galé, a Embratur, a companhia aérea portuguesa TAP e a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) apresentaram, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o empreendimento Vila Galé Collection Ouro Preto, o primeiro da rede no estado. Com um cooking show com as Chefs Carolina Fádel e Maria Clara Magalhães, a ação de divulgação ocorreu nesta quinta-feira (13) e ressaltou a gastronomia como parte preponderante da hospitalidade mineira.
Além do cooking show, os representantes do trade presentes na ação também participaram do sorteio de uma viagem a Minas Gerais com um par de passagens garantido pela TAP e hospedagem no empreendimento da Vila Galé, na cidade histórica de Ouro Preto (MG).
A ação de promoção se enquadra na estratégia da Embratur para fortalecer a presença de resorts brasileiros no mercado turístico internacional, em especial em destinos que são destaques culturais como Ouro Preto, reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural da Humanidade.
O objetivo é diversificar destinos e, também, fazer frente à concorrência caribenha pelos turistas portugueses e de outros países europeus. O estado mineiro apresentou crescimento percentual de 35% na entrada de turistas internacionais no ano de 2024 em comparação ao mesmo período anterior. E, no ranking dos países emissores, Portugal ocupa a primeira posição.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é importante por promover qualificação e crescimento da rede hoteleira. “Minas Gerais reúne um conjunto de características e atrativos muito singulares. A gastronomia, a cultura e destinos históricos marcantes se unem ao turismo de aventura e natureza, segmento que vem se destacando internacionalmente”, reforçou Freixo. “Então, ao promover esse empreendimento, estamos falando em potencializar a atração de turistas internacionais, em especial de portugueses, que já são hóspedes frequentes, para uma região que é um belo retrato cultural e histórico do Brasil”, completou.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, o novo empreendimento fortalece a vocação turística do estado. “O Vila Galé Ouro Preto é um marco para o turismo de Minas Gerais, trazendo um conceito que valoriza a história, a cultura e a hospitalidade mineira. Em uma das cidades mais emblemáticas do Brasil, este hotel se integra perfeitamente ao nosso patrimônio, proporcionando uma experiência autêntica aos visitantes. Com sua infraestrutura de alto padrão e localização privilegiada, o Vila Galé fortalece a vocação turística de Minas, convidando viajantes do Brasil e do mundo a viverem a essência da nossa história e tradição”, afirma o secretário.
Outra importante ação para promoção de resorts brasileiros no mercado europeu ocorreu na quarta-feira (12). O estande da Embratur sediou uma ação da Resorts Brasil, que apresentou uma série de empreendimentos em destinos do Brasil, com sorteio de experiências para empreendimentos da rede.
Vila Galé
O empreendimento do grupo português ocupará um prédio histórico de Ouro Preto (MG) que abrigou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil e o colégio salesiano Dom Bosco. A inauguração está prevista para maio deste ano. O complexo tem capacidade para oferecer serviços em variados segmentos do turismo, conforme destaca o fundador e presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida. “O clima de Cachoeira do Campo nos deu confiança para investir na produção de vinhos e azeites, seguindo o modelo bem-sucedido de Portugal”, afirma Almeida.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.