28/10/2025 – O Pantanal é um palco vivo onde o ciclo das águas dita o ritmo da vida, as cores se transformam a cada estação e a natureza se reinventa. A maior planície alagada do mundo será o personagem principal da nova edição da Galeria Visit Brasil, em Nova York (EUA), de quinta-feira (29) a domingo (2). O espaço-conceito promovido pela Embratur em conjunto com o Sebrae Nacional convida o público internacional a mergulhar em uma experiência que celebra o bioma como arte viva.
Realizada em parceria com os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Galeria Visit Brasil – Pantanal convida os nova-iorquinos a descobrirem o Brasil por meio de suas expressões mais autênticas, da biodiversidade à gastronomia, das tradições à sustentabilidade. Durante cinco dias, o espaço reunirá imprensa, formadores de opinião, profissionais do turismo e o público norte-americano para conhecerem o bioma. A realização da Galeria também conta com a parceria da Latam/Delta.
“O Pantanal é retrato da alma do Brasil. Diverso, acolhedor e com uma mensagem muito importante de preservação da natureza. No ano em que estamos no centro desse debate sediando a COP 30, levar essa experiência a Nova York é mostrar ao mundo que o turismo brasileiro é, acima de tudo, um ato de preservação e de conexão entre pessoas e culturas. Cada imagem, sabor e som apresentados na Galeria traduzem o que temos de mais precioso: a capacidade de emocionar, inspirar e transformar por meio da nossa autenticidade. O Brasil não é apenas um destino. É uma sensação que transforma quem visita e quem vive nele”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Só o Brasil possui seis biomas. Não podemos mais imaginar um mundo sem sustentabilidade e temos que entender que a inovação não tem volta, ela veio para transformar a vida da humanidade. Portanto, os temas sustentabilidade, inovação e inclusão, são importantíssimos e urgentes. Precisamos mostrar que o Brasil é rico pelos seus recursos naturais, cultura e biodiversidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Arte, sabores e histórias
A iniciativa, que une arte, consciência ambiental e inclusão social, reforça a mensagem de preservação que permeia a mostra. Na entrada, uma escultura de onça-pintada criada pela Jaguar Parade recebe o público. Cada peça da exposição foi produzida artesanalmente por artistas locais.
No interior da galeria, os visitantes encontrarão exposições fotográficas, audiovisuais e sensoriais sobre a vida selvagem e os ciclos das águas. Uma sala de projeção transportará os espectadores para o bioma com imagens cedidas pelo projeto Onçafari e pelo Documenta Pantanal, revelando cenas autênticas da vida na região.
O ambiente também exibirá trechos inéditos de um documentário sobre o Pantanal, produzido por Lawrence Wahba, vencedor do Emmy, em parceria com a Netflix. Um espetáculo visual que traduz em luz e movimento o equilíbrio grandioso dessa paisagem reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Outro ponto alto da galeria é o projeto Safari para os Sentidos, fruto da parceria entre a Embratur e a National Geographic. Pelas lentes do premiado fotógrafo de vida selvagem Filipe De Andrade, o público será convidado a mergulhar nas paisagens intocadas da região em uma narrativa que une emoção, estética e conservação. E o fotógrafo mato-grossense José Medeiros completa a mostra com retratos poéticos das comunidades locais, revelando o cotidiano, a fé e o ritmo de vida de quem habita o território.
Paladar
Na área gastronômica, os chefs Paulo Machado e Ariani Malouf transformarão sabores regionais em experiências culturais ao vivo, apresentando pratos que traduzem a essência da culinária pantaneira. Chipa, macarrão de comitiva com aioli de pequi, ceviche de tilápia com mandioca, doce de leite com queijo, caipirinha e coquetéis inspirados no bioma estão entre as delícias que prometem conquistar o paladar dos presentes.
O evento ainda contará com debates sobre sustentabilidade, inovação e turismo regenerativo, além de rodadas de negócios e encontros entre empreendedores e operadores internacionais, fortalecendo conexões e ampliando oportunidades para o turismo sustentável brasileiro.
Galeria sediará uma série de mesas-redondas de debate, reunindo nomes influentes do turismo, empresários, formadores de opinião, pesquisadores e representantes de instituições dedicadas à conservação ambiental. Os encontros abordarão temas que conectam natureza, cultura e inovação: “Pantanal: um safári brasileiro no coração da biodiversidade”, que explora o potencial turístico da região como destino de ecoturismo de classe mundial; “Turismo regenerativo e pesquisa científica: experiências que inspiram a conservação”, que discute iniciativas que aliam turismo responsável e ciência aplicada à preservação; e “Pantanal em foco: entre paisagens e o legado da cultura pantaneira, a fotografia como experiência turística”, que apresenta a fotografia como uma poderosa experiência de valorização cultural e ambiental.
A programação da Galeria Pantanal também contará com apoio da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Pantanal Jam, grupo Flor Ribeirinha, Energia Natural, O Boticário, Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA) e Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC).
Feel Brasil
Elaborado pela Embratur em parceria com o Sebrae, o projeto Feel Brasil estrutura um portfólio com 101 experiências turísticas sustentáveis em 61 municípios passando por todas as 27 unidades da federação. Além disso, o programa destaca o protagonismo feminino, com 59% dos roteiros selecionados na curadoria liderados por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.
Outro detalhe importante é que mais de 70% das experiências são oferecidas por micro e pequenas empresas e a iniciativa busca diversificar a promoção internacional do Brasil e ampliar a competitividade dos destinos no mercado global. Destinos pantaneiros aparecem na curadoria com experiências como birdwatching, cruzeiros fluviais e safáris fotográficos.
Crescimento recorde
A presença do Brasil em Nova York reflete o melhor momento da história do turismo internacional do país. Em 2025, o Brasil registrou crescimento de 45% nas chegadas de turistas estrangeiros, ultrapassando a marca histórica de 7 milhões de visitantes.
Os Estados Unidos mantêm-se como o terceiro maior emissor de turistas ao Brasil, com mais de 564 mil viajantes entre janeiro e setembro de 2025. Um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, os dois países estão conectados por 33 rotas aéreas, com 217 voos semanais e quase 58 mil assentos disponíveis, ligando grandes hubs como Nova York, Miami, Atlanta, Houston e Los Angeles a destinos brasileiros.
Plano Brasis
A Galeria Visit Brasil faz parte de uma estratégia consistente de promoção internacional, alinhada ao Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O plano orienta a atuação global do Brasil com base em três pilares fundamentais — inovação, diversidade e sustentabilidade —, consolidando o país como um destino de experiências autênticas, inclusivas e transformadoras. Mais do que divulgar paisagens, o Brasil promove um turismo que inspira, conecta e emociona, transformando cada viagem em um elo entre natureza, cultura e humanidade.
Espaço-conceito
Projeto itinerante da Embratur, a Galeria Visit Brasil nasceu com o propósito de apresentar o país ao mundo de forma sensorial, despertando emoções, cheiros, sons e sabores que traduzem a alma brasileira. Em sua segunda passagem por Nova York, a iniciativa reafirma seu papel como vitrine internacional do Brasil.
A primeira edição, realizada em setembro de 2024, celebrou a exuberância da Amazônia Brasileira, revelando sua natureza, cultura e gastronomia em uma experiência que encantou o público norte-americano. Ao reunir parceiros públicos e privados, o projeto promove o Brasil de forma integrada, apresentando ao mundo um destino plural, criativo e sustentável.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.