Em busca de ampliar as oportunidades de negócios e atrair cada vez mais eventos internacionais ao Brasil, a Embratur iniciou, na terça-feira (11/10), a participação na 11ª edição da IMEX America. A feira, que ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, é o principal cenário para se reunir com o trade turístico ligado ao segmento MICE e promover os destinos brasileiros como opções relevantes para sediar grandes atrações.
No dia de abertura dos trabalhos na feira, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, se reuniu com o Michael Nagy, diretor comercial da Fairmont Hotels no Brasil, Tabare Vieira, ministro do turismo do Uruguai e Arnaldo Nardone, diretor do FIEXPO Exhibition Group.
Durante os encontros, Nascimento detalhou como o Brasil enfrentou a crise da pandemia de Covid-19, falou sobre as relações entre Brasil e EUA, sustentabilidade, a diversidade turística que o país oferece aos visitantes americanos e a estrutura brasileira para receber eventos e feiras.
“É nosso objetivo em nossos encontros com os representantes do segmento de MICE nessa feira, compartilhar informações sobre o Brasil que eles talvez não conheçam. O Brasil é mais que samba, caipirinha e futebol. Somos um país de tamanho continental com seis biomas, muita cultura e natureza, e infraestrutura para receber muitos eventos,” destaca Nascimento.
Além das reuniões e das rodadas de negócios entre os operadores nacionais e internacionais, a Embratur também concedeu diversas entrevistas a veículos de comunicação locais. No primeiro dia, Nascimento conversou com a Recommend Magazine e com o Meetings and Conventions, importantes revistas do segmento, que ajudam agentes de viagens a venderem destinos cativantes pelo mundo. Também debateu a retomada do turismo mundial com o Skift Meetings, plataforma de tendências, tecnologia, inovação e educação para a indústria de eventos e viagens.
Com programação até quinta-feira (13/10), a IMEX America 2022 volta a ser realizada depois de uma pausa em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Com mais de 3.000 compradores globais e mais de 3.000 empresas expositoras, representando mais de 180 países, esta deve ser a maior edição desde o lançamento do evento em 2011. “Essa estrutura demonstra a recuperação da confiança para a indústria global de reuniões, viagens de incentivo e eventos de negócios”, avalia Nascimento.
A Embratur conta com estande próprio no evento para reuniões e apresentações visando promover o Brasil como destino para viagens corporativas e de incentivo. O espaço é utilizado pela comitiva da Agência e mais 15 coexpositores entre destinos, entidades de captação e promoção de eventos no Brasil, além de operadores de turismo.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.