Inteligência de Mercado

Trade turístico de Alagoas recebe treinamento para impulsionar a atração de turistas estrangeiros

Workshop realizado pela Embratur e Sebrae irá contemplar mais de 50 cidades até 2024
Divulgação/Embratur
Oficina ministrada pela Embratur em Alagoas reuniu cerca de 80 representantes de órgãos públicos de turismo

Cerca de 80 representantes de órgãos públicos, associações, empresários e operadores de turismo de Alagoas participaram do workshop da Embratur sobre inteligência de mercado. Realizado na terça-feira (11/10), em Maceió, o treinamento transmitiu aos presentes dados e tendências customizados para a região, com objetivo de contribuir com o aumento da internacionalização dos destinos e das empresas de turismo locais.

 

Durante o evento, o assessor executivo da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou regiões do estado como potenciais ativos para promoção internacional. Foram elas: Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, Caatinga, Grande Maceió, Lagoas, mares e rios do Sul, Agreste e Quilombo.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas, Samuel Silva, a experiência irá contribuir para o planejamento de ações de promoção dos destinos do estado no exterior. “Foi muito produtivo e construtivo para todos nós conhecer quais as ações que a Embratur vem fazendo fora do Brasil no intuito de promover os nossos atrativos”, destacou.

 

A opinião foi corroborada pelo diretor da agência de viagens Partiu Excursões e guia de turismo, Keyner Alcântara. “O workshop trouxe muitas ideias novas e esclareceu muitas coisas para toda equipe que participou do evento. Sem dúvida, o estado inteiro aproveitou o conteúdo apresentado e vamos colocar tudo em prática para enriquecer o turismo de Alagoas”, avaliou.

 

De acordo com dados levantados pela Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 8.626 passagens aéreas foram compradas entre janeiro e agosto de 2022 no exterior para o Brasil, considerando como destino o estado de Alagoas. Desse total, 4.737 foram compradas na Argentina, 1.223 nos Estados Unidos, 422 em Portugal, e 408 no Chile.

 

Treinamentos pelo Brasil

 

Em parceria com o Sebrae, a Embratur vai ministrar o workshop “Uma Viagem pelo Turismo” em 54 municípios até 2024. Nos primeiros seis meses de 2022, dez cidades receberam as capacitações. Neste semestre, outros dez municípios serão contemplados pelos cursos realizados por meio dessa cooperação. Desde julho, o treinamento já passou por Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI) e Maceió (AL).

 

Os próximos eventos serão realizados no Maranhão e no Ceará, nos dias 18 e 21, respectivamente. O objetivo é capacitar os profissionais do setor para melhor promover  internacionalmente seus destinos e produtos

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.