EM ARAGUAÍNA

Workshop em Tocantins reforça segmento do turismo no estado e capacita profissionais

O artesanato com capim dourado – o “ouro do Jalapão” – foi um dos diferenciais apontados pela Embratur para a promoção do internacional do estado
Divulgação/Embratur
O evento contou com representantes do governo do estado e do município, além de associações de classe e do trade hoteleiro

Brasília, 21/11/2022 – Debater a economia criativa como vetor de promoção internacional do destino e as atividades ligadas ao turismo de Tocantins. Esse foi o objetivo do workshop Inteligência de Mercado da Embratur, realizado em parceria com o Sebrae, na última sexta-feira (18/11), em Araguaína (TO). O evento contou com a participação do assessor executivo do Departamento de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Alexandre Nakagawa, além de representantes do governo do estado e do município, além de associações de classe e do trade hoteleiro.

 

O artesanato com capim dourado – o “ouro do Jalapão” – é um exemplo desse tipo de atividade criativa na economia local para atração dos turistas internacionais. Também foram discutidas atividades ligadas ao turismo de natureza e à pesca esportiva.

 

Esta rodada foi a primeira de uma série de capacitações que acontecerão na região Norte. O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento, explica como esses workshops serão moldados para cada estado, conforme suas particularidades em relação ao turismo. “Vamos rodar o Brasil com esses workshops até 2024 para levar informação e capacitar para atender da melhor forma os visitantes estrangeiros. Cada estado tem suas peculiaridades e pontos fortes, então tentamos adaptar o conteúdo a cada realidade para que os eventos agreguem ao dia a dia de quem faz o turismo na ponta”, destacou.

 

Na opinião da professora da Universidade Federal do Norte, Andressa Ramalho, a iniciativa da Agência serviu para destacar a força do turismo no Tocantins. “Trata-se de um grande propulsor do desenvolvimento regional. Tivemos um momento de conversas riquíssimas com o trade hoteleiro, agências, empresários e gestores públicos. Tivemos acesso a dados excepcionais para posicionar nosso estado no cenário turístico nacional”, avaliou a professora.

 

Workshops pelo Brasil

 

O workshop da Embratur, em parceria com o Sebrae, vai passar por 54 municípios brasileiros até 2024. No primeiro semestre deste ano, dez cidades foram contempladas com o treinamento. Já no segundo semestre, a capacitação já passou por Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), Morro de São Paulo (BA), Teresina (PI), Maceió (AL), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e agora Araguaína (TO). Até dezembro de 2022, estão programados mais cinco eventos, em Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).