NOVA GESTÃO

Novo presidente da Embratur quer recuperar imagem internacional do Brasil

Marcelo Freixo pretende se reunir com ministros cuja atuação está diretamente relacionada à modernização das políticas públicas e programas voltados para a promoção do turismo no exterior
Renato Vaz/Embratur
Freixo foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro

Brasília, 16/01/2023 – O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, afirmou que o foco da atual gestão será recuperar a imagem do Brasil no exterior para atrair mais turistas, trazer investimentos e criar empregos no país. Freixo foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de janeiro.

 

“Após quatro anos de isolamento internacional provocado pela irresponsabilidade do antigo governo, o Brasil retornará ao cenário global para retomar seu papel de protagonista na promoção do diálogo, da cooperação e das questões ambientais e de mudanças do clima. Na Embratur, nossa missão será dar ao turismo brasileiro a relevância que ele merece e que o mundo espera de nós”, explicou.

 

No mesmo dia em que assumiu a presidência da Embratur, Freixo anunciou que o primeiro passo será analisar os contratos, as nomeações e promoções feitas pelo antigo governo nos últimos meses de 2022, iniciativa que contará com apoio de órgãos de controle e combate à corrupção, como Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU).

 

“Faremos uma gestão técnica e transparente, com base nas boas práticas do mercado. Vamos retomar o foco em marketing, promoção e apoio à comercialização do Brasil no exterior, com base em inteligência de dados e big data, parcerias com os setores público e privado, investimentos em inovação, inserção da agenda de sustentabilidade e ações climáticas e foco em resultados”, anunciou.

 

Na sua primeira semana à frente da Embratur, o novo presidente pretende se reunir com ministros cuja atuação está diretamente relacionada à modernização das políticas públicas e programas voltados para a promoção do turismo no exterior. Freixo terá encontros com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Margareth Menezes (Cultura), Ana Moser (Esportes), Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

 

“Além de integrar nossas ações à agenda de política externa e de vários ministérios do governo Lula, retomaremos o diálogo com o mercado e as entidades que desenvolvem ações de promoção internacional. Vamos construir uma Embratur moderna, profissional, eficiente e comprometida com o desenvolvimento sustentável”, concluiu.

 

Quem é Marcelo Freixo?

 

O novo presidente da Embratur tem 55 anos, é professor de História e nasceu numa comunidade pobre em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Filho mais velho de uma família simples, seus pais trabalharam em escolas públicas – a mãe foi secretária e o pai, inspetor – Freixo se elegeu deputado estadual no Rio de Janeiro pela primeira vez em 2006.

 

Freixo disputou a prefeitura do Rio de Janeiro por duas vezes, em 2012 e 2016, e o governo do Estado em 2022. Eleito deputado federal em 2018, mesmo ano em que Jair Bolsonaro chegou a presidência da República, Freixo foi líder da oposição ao governo, o que o levou a ser eleito por duas vezes melhor parlamentar do Brasil no Prêmio Congresso em Foco.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.