COLABORAÇÃO

Embratur e Alagoas avançam em parcerias para impulsionar turismo internacional

Parceria da Agência com o estado prevê compartilhamento de dados sobre turistas estrangeiros e estratégia para atração de novos voos internacionais
Renato Vaz/Embratur
Encontro ocorreu na sede da Agência e contou com a presença da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Jaqueline Gil (D)

Brasília, 02/02/2023 – A Embratur e o Governo de Alagoas vão construir parcerias para ampliar a promoção internacional dos destinos e atrativos turísticos do estado. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu nesta quinta-feira (02/02) a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, em Brasília, que apresentou as políticas que considera prioritárias para a atração de turistas estrangeiros.

 

Entre elas, conquistar novos voos internacionais e qualificar os profissionais do trade turístico local. Segundo Bárbara Braga, em 2022 foram incorporados 4 mil novos leitos na rede hoteleira de Alagoas. “Temos a previsão de outros 4 mil novos leitos até o fim de 2024. Precisamos de novos voos, garantir maior número de turistas internacionais. Nossa rede hoteleira está pronta para esse passo”, destacou a secretária.

 

Atualmente, o estado recebe dois voos internacionais, sendo um voo direto para Buenos Aires operado pela GOL, e outro voo para Lisboa operado pela TAP, este com escala em Natal (RN). O presidente da Embratur comprometeu-se a levar a demanda por mais voos para Alagoas para as reuniões com as companhias aéreas que realizará nas próximas semanas.

 

Informação e Planejamento

 

Durante a reunião, Marcelo Freixo destacou a necessidade da estruturação de uma rede de informação entre a Embratur e as secretarias estaduais de Turismo, como forma de obter dados sobre os turistas internacionais que chegam ao país, para definição das melhores estratégias de promoção do Brasil no exterior.

 

“Precisamos de dados qualificados. Precisamos conhecer o turista internacional que chega, qual seu perfil, seus desejos, sua origem, para definir nossa estratégia de ação. Aqui na Embratur vamos ter uma gerência para colher e organizar esses dados, trabalhando juntos às secretarias, porque a produção de dados tem muito a ver com a ponta”, afirmou Marcelo Freixo.

 

A secretária alinhou-se à necessidade de um trabalho de parceria neste sentido. “Uma coisa que Alagoas tem muita carência é de dados. Nós criamos agora uma Superintendência de Dados, para começar a monitorar indicadores, metas e resultados”, disse Bárbara.

 

Qualificação de mão de obra

 

Na reunião em Brasília, a secretária de Turismo de Alagoas também abordou a necessidade de investimentos em qualificação profissional com foco no turismo internacional, com ensino de línguas estrangeiras. Marcelo Freixo afirmou que um programa com essa característica está sendo formulado em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social.

 

Alagoas recebeu, em 2022, mais de 15,5 mil turistas internacionais. De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística de 2019, do Ministério do Turismo, cerca de 81% dos visitantes estrangeiros do estado são motivados por lazer. Desses, quase 92% buscam Sol e Praia. Os principais emissores de turistas para o estado, em 2022, foram Argentina, Estados Unidos, Portugal, Chile, Itália, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Suíça e Reino Unido.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.