APROXIMAÇÃO

Presidente da Embratur se reúne com trade do Rio de Janeiro

Marcelo Freixo reafirmou o compromisso da nova administração com a gestão técnica da Agência

Divulgação/Marcio Menasce
O presidente falou sobre os desafios e metas da nova gestão [Divulgação/Marcio Menasce]

Rio de Janeiro (RJ), 30/01/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou de uma série de encontros com empresários do turismo e gestores públicos do setor no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (30/01).

 

Freixo esteve no fim da manhã com o Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no hotel Grand Mercure, em Copacabana, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Alfredo Lopes. À tarde, ele se reuniu com membros do Rio Convention and Visitors Bureau, no Copacabana Palace.

 

O presidente falou sobre os desafios e metas da nova gestão. “Estamos arrumando a casa e montando um time técnico, formado por profissionais reconhecidos pelo mercado e com grande experiência no Brasil e no exterior. Vamos retomar a produção de inteligência e os investimentos na promoção do nosso país no exterior para gerar desenvolvimento e emprego no Rio e no Brasil”, afirmou.

 

Segundo Freixo, o foco neste primeiro ano será garantir uma fonte de financiamento permanente para a Embratur transformar o Brasil num destino competitivo no cenário internacional. “Eficiência, transparência e diálogo com o mercado e representantes do setor. Esse é o nosso compromisso. Vamos atuar com base em informações qualificadas e estratégias bem definidas para trazermos mais visitantes estrangeiros ao nosso país”, afirmou.

 

No início da tarde, o presidente esteve com membros do Rio Convention and Visitors Bureau, onde foi recebido pelo presidente, Carlos Werneck, e a diretora-executiva, Roberta Werner. Freixo falou da gravidade da situação financeira e política da Embratur.

 

“Houve 37 contratações e promoções depois do resultado das eleições no segundo turno. Um grupo também tentou impor estabilidade nos cargos para não serem demitidos. Nós passamos um pente-fino. O prejuízo para demitir essas pessoas será de R$ 3,7 milhões. Mas quero falar de soluções, não de problemas”, esclareceu.

 

O presidente se comprometeu a retomar o diálogo e a parceria com o mercado e as associações que representam o trade. “Nós vamos oferecer o que há de melhor na promoção e no marketing para que nosso país retome seu protagonismo no mundo. Vamos renovar o nosso setor de big data, com a professora da USP Mariana Aldrigui, para qualificar as nossas ações com informações de qualidade”, pontuou.

 

Freixo destacou que a Embratur realizará um trabalho integrado com diversos ministérios para ampliar o alcance e a efetividade das ações da agência. “Me reuni com Geraldo Alckmin, Margareth Menezes, Anielle Franco, Silvio Almeida, Wellington Dias e em breve estarei com Marina Silva, Ana Moser e Mauro Vieira”, anunciou. Uma das primeiras iniciativas será a retomada do Plano Aquarela e da Marca Brasil junto com a Apex, presidida por Jorge Viana.