Brasília (DF), 16/02/2023 – A Embratur trouxe cinco jornalistas de importantes veículos franceses para cobrir o Carnaval do Rio de Janeiro e divulgar de forma positiva o Brasil no país europeu. O grupo estará por aqui entre 17 e 22 de fevereiro.
A França é a nação que mais emite turistas para o Brasil na Europa. Entretanto, por questões políticas, o antigo governo interrompeu todas as ações de promoção do turismo naquele país. O objetivo da iniciativa é retomar as relações com os franceses e atrair visitantes.
A ação também está conectada ao novo momento da Agência, marcado pela retomada da Marca Brasil, ponto de partida do reposicionamento da imagem do país no exterior, com foco na sustentabilidade, diversidade e respeito à democracia.
“Os laços da Embratur com o mercado francês foram rompidos nos últimos anos e vamos refazê-los. Essa reaproximação com os franceses é primordial para atrair mais turistas ao Brasil no curto prazo”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
De acordo com o Anuário Estatístico do Turismo do Ministério do Turismo, em 2019, 257,5 mil franceses franceses visitaram o Brasil, o equivalente a 17% dos europeus que viajaram ao nosso país.
Diversidade, cultura e gastronomia
A programação foi preparada pela agência, em parceria com o Sebrae e com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/VisitRio). “O país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito às pessoas e a natureza está de volta. E nada melhor do que uma festa da democracia, plural e inclusiva como o Carnaval para começar a reconstruir nossa imagem no exterior”, explicou Freixo.
O presidente-executivo do Rio CVB/VisitRio, Carlos Werneck, acredita que a ação contribui para aumentar a visibilidade e valorizar a boa imagem do país e do Rio de Janeiro no exterior. “A imprensa tem um papel de extrema relevância na promoção do destino. Essa ação de aproximação é estratégica. Nossa expectativa é voltar a ser um dos principais destinos turísticos para estrangeiros”, disse.
Nesse contexto, o roteiro contempla pontos turísticos tradicionais, como as visitas ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar, mas também engloba experiências de contato com a natureza – Floresta da Tijuca e Jardim Botânico – e culturais, como ida ao Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Os jornalistas vão ver de perto a alegria e a receptividade do brasileiro, sentindo a atmosfera das festas e acompanhando os desfiles do grupo especial das escolas de samba.
Eles também vão experimentar a culinária local, proporcionando experiências gastronômicas com pratos tradicionais do Brasil, como a feijoada.
Vale ressaltar que iniciativas como essa são ferramentas importantes na promoção internacional do turismo.
Ao vivenciar experiências autenticas, os jornalistas podem comunicar aos seus leitores, potenciais viajantes ao Brasil, e contribuir com a decisão de viagens de milhares de novos turistas ao Brasil, o que significa emprego e renda para os brasileiros.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.