TECNOLOGIA

Embratur e prefeitura do Rio se aproximam para impulsionar inovação no turismo

Agência vai participar do Web Summit através da Embratur Lab, seu escritório de inovação tecnológica, que terá sede na capital fluminense
Márcio Menasce/Embratur
Reunião da Embratur com a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro ocorreu nesta sexta-feira (17)

17/03/2023 – O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 1º a 4 de maio, o Web Summit, maior evento de inovação tecnológica do mundo, com previsão de reunir mais de 15 mil pessoas. A Embratur vai participar através da Embratur Lab, seu escritório de inovação tecnológica que atuará para estimular o surgimento de soluções para os problemas do turismo no Brasil através de parceria com startups. Em reunião realizada nesta sexta-feira (17), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, trataram de parcerias para impulsionar a Embratur Lab, que terá sede na capital fluminense.

“A gente quer uma parceria permanente com a prefeitura do Rio exatamente no campo da inovação, a começar por esse evento é muito importante. Vamos trabalhar junto com a prefeitura para identificarmos os problemas e buscar soluções para o turismo através da tecnologia. E vamos testar essas soluções aqui no Rio, vai ser nosso grande laboratório de inovação”, destacou Freixo.

Na reunião, Freixo e Paes também acordaram em buscar parceria com o Ministério do Meio Ambiente para qualificar a gestão do Parque Nacional da Tijuca, que tem como principal atrativo o Cristo Redentor. Os gestores também se comprometeram a marcar novas rodadas de conversa com a gestão do aeroporto Galeão, bem como com o Ministério de Portos e Aeroportos, para tratar da qualidade do serviço prestado no terminal.

“Estamos trabalhando juntos, dois cariocas, ainda bem que o (presidente) Lula colocou um cara do Rio na Embratur”, destacou Eduardo Paes. “A Embratur tem no Rio de Janeiro, obviamente, a porta de entrada quando se fala do turismo brasileiro para fora. Então, a Embratur vai abrir escritório de inovação no Rio de Janeiro e trabalhar junto com a prefeitura”, completou Freixo.

Também participaram da reunião os diretores da Embratur Roberto Gevaerd, de Gestão e Inovação, e Jaqueline Gil, de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, bem como os secretários municipais de Turismo, Dani Maia, e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.