ATRAÇÃO DE TURISTAS

Brasília humana e aventureira surpreende jornalistas sul-americanos em press trip da Embratur

Cinco comunicadores de Argentina, Chile e Peru se encantaram com a proximidade da arquitetura dos edifícios e o contato com a natureza no DF. Experiência segue nesta quinta (25) em Goiás
Renato Vaz/Embratur
A Igrejinha e sua parede pioneira de Athos Bulcão fez parte do roteiro

25/05/2023 – A expressão de surpresa a cada passo dado nos diversos cenários e contrastes de Brasília foi permanente no rosto dos cinco jornalistas sul-americanos convidados pela Embratur a participar de press trip pelo Distrito Federal e Goiás, realizada em parceria com o Sebrae.

Durante a parte inicial – dois dias na capital –, comunicadores da Argentina (Clarín e La Nación), do Chile (El Mercurio e Diario Financiero) e do Peru (El Comercio) se encantaram com a experiência de visitar edifícios de arquitetura intrigante, fazer parte da rotina pacata de brasilienses na Quadra Modelo (308 Sul), além de entrar em sintonia com natureza e aventura.

“Está sendo uma experiência muito rica, sobretudo pela configuração que a cidade tem. Avançamos toda a Asa Sul, cruzamos a Asa Norte até chegar ao Lago Oeste. Um processo bem interessante de como saímos de um plano modelo e passamos para um turismo agro, rural e gastronômico em minutos, o que traz todo um valor para a experiência”, avaliou Alejandra Hales, jornalista do Diario Financiero e Revista Comino, do Chile.

O relato da jornalista chilena retrata fielmente o roteiro escolhido pela Embratur para desmistificar o caráter de que Brasília é sinônimo de política. Em 48 horas na capital, os profissionais estrangeiros vivenciaram experiências como visita a um complexo gastronômico no centro da cidade; tour por cartões postais como Lago Paranoá, Catedral, Praça dos Três Poderes, a Igrejinha e sua parede pioneira de Athos Bulcão; passearam pela Quadra Modelo de Brasília (308 sul); experimentaram o tempero de uma comida brasileira autoral e contemporânea; pisaram no chão do Cerrado em fazenda no Lago Oeste; e “voaram” a bordo de um balanço gigante erguido sobre a Chapada da Contagem.

“Foi uma surpresa. Estar na Catedral, que vi tantas vezes em fotos, foi emocionante. Tem um sentimento de dizer: ‘uau! Esse é um dos ícones deste país’. Fica o convite para todos virem a Brasília e que possam experimentar também essa sensação e descobrir uma cidade que é diferente de tudo que o mundo pode imaginar. Brasília é diferente de tudo”, afirma Pierre Dumas, jornalista do La Nación, da Argentina.

A história da concepção de Brasília, desde a idealização do então presidente Juscelino Kubitschek, passando pelo projeto urbanístico de Lucio Costa, o paisagismo de Burle Marx, os famosos azulejos de Athos Bulcão, e as curvas ousadas de Oscar Niemeyer, também foi contada em detalhes por guias e historiadores da capital.

Imagem positiva

De acordo com a guia turística Rosa Maria Fernandes, que atua nesta profissão há 30 anos na capital, os jornalistas sul-americanos levarão para seus países experiências únicas de uma “Brasília que preencheu seus espaços”. “A Embratur está de parabéns, porque planejou um roteiro onde eles vão poder divulgar uma Brasília da maneira que ela é: humana, onde vive gente, uma cidade que nasceu de um grande evento. Nós mostramos uma Brasília diferente, com povo, com alma. Uma Brasília que não é só edifício”, comemorou Rosa.

A press trip da Embratur segue rumo a Goiás, nesta quinta-feira (25), onde os jornalistas irão conhecer outras quatro cidades até a próxima segunda-feira (29): Pirenópolis, São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. Entre os destaques da programação estão o Centro Histórico de Pirenópolis, a Chapada dos Veadeiros, além do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, maior quilombo remanescente do Brasil.

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal, da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), chefs e empreendedores locais. O objetivo desta press trip é garantir que essas rotas – que não são tão conhecidas dos estrangeiros – sejam cada vez mais utilizadas pelos turistas dos países vizinhos.