DIPLOMACIA

Embratur apresenta ações para promover o turismo brasileiro na África

Evento foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de retomar as relações comerciais e diplomáticas do Brasil com o continente africano  
Divulgação
Tania Neres apresentou as ações que a Embratur vem desenvolvendo para potencializar a promoção do turismo brasileiro no exterior

28/06/2023 – O Brasil deu início, neste mês, às ações de retomada das relações comerciais e diplomáticas com a África. O Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Embratur e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou reunião na África do Sul para apresentar a nova estratégia de aproximação do governo brasileiro com o continente africano. A reunião contou com a participação dos coordenadores de Setores de Promoção Comercial de Embaixadas e Consulados do Brasil no continente.

A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, acompanhada da chefe da Assessoria Internacional da Embratur, Larissa Ushizima, participou do encontro, que foi realizado entre os dias 21 e 24 junho, em Johannesburg. Durante sua palestra, Tania apresentou as ações que a Agência vem desenvolvendo para potencializar a promoção do turismo brasileiro no exterior, em especial com os países africanos.

“Tivemos a oportunidade de mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Nova Embratur. Em especial, focamos no afroturismo como forma de sensibilizar sobre um dos maiores movimentos no mercado mundial contra o racismo, uma vez que o afroturismo é gastronomia, música, dança, cultura. Na verdade, é a história que a história não conta”, destacou.    

Larissa Ushizima falou sobre a importância de ampliar a conectividade do Brasil com o mundo. “Um dos principais gargalos nas relações dos destinos turísticos brasileiros, como também comerciais, com o continente africano é o número de voos, que atualmente apenas duas companhias aéreas atuam no mercado”, afirmou. 

O secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura (SPTC) do Itamaraty, o embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto, destacou que a “reunião atestou também a renovada prioridade conferida pelo Brasil às relações com os países africanos. O adensamento ainda maior das relações entre o Brasil e os países do continente se caracteriza por uma relação horizontal, marcada pelos sentimentos de amizade, respeito e apoio recíproco”.

O encontro reuniu ainda representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Ministério do Turismo (MTur), da Embrapa e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).