PARCERIA

Embratur e Embaixada do Chile atuam para divulgar fim de roaming internacional

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com o embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera. Os dois conversaram sobre aumento de voos e futuras parcerias entre os países

Renato Vaz/Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera trocaram ideias sobre a possibilidade de aumento no número de voos e de rotas entre os dois países.

26/07/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se encontrou, nesta quarta-feira (26), com o embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo Cabrera, para discutir novas formas de facilitar e ampliar o turismo entre Brasil e Chile. Na reunião, em Brasília (DF), Freixo e Cabrera comemoraram o fim da cobrança de tarifa sobre roaming internacional entre os dois países. Isso significa que turistas chilenos poderão usar os celulares no Brasil sem cobrança adicional. O mesmo vale para brasileiros em visita ao Chile. A medida entrou em vigor nesta terça (25).

Para o presidente Marcelo Freixo, o fim dos encargos adicionais para as comunicações de voz, de mensagem de texto e de dados móveis melhora a comunicação, reduz o custo e facilita a comunicação dos viajantes e, com isso, contribui para melhorar a experiência dos turistas chilenos em nosso país. 

“A América do Sul é um mercado importante, e o papel do Brasil e do Chile nesse contexto é ter uma aproximação de agendas fortalecida”, disse Freixo. “Estamos com uma boa expectativa para 2023: até o fim do ano, devemos igualar os números do turismo internacional ao patamar pré-pandemia”, completou o presidente da Embratur. 

Segundo o embaixador, o Brasil é o terceiro destino turístico internacional preferido dos chilenos. Para Sebastián Depolo Cabrera, é importante estabelecer uma parceria com a Embratur para reforçar e aumentar essa troca de turistas. 

“Brasil e Chile possuem uma relação de turismo intensa. Temos interesse em produzir linhas de trabalho e parcerias para que possamos trabalhar juntos para trazer mais turistas chilenos ao Brasil e levar mais brasileiros para o Chile”, afirmou Cabrera. 

Marcelo Freixo e o embaixador chileno trocaram ideias sobre a possibilidade de aumento no número de voos e de rotas entre os dois países. O presidente da Embratur comentou sobre os trabalhos que a Agência tem feito na diversificação de segmentos e regiões turísticas brasileiras, com a realização de famtours e press trips no interior do país com a presença de chilenos, e o uso da tecnologia no turismo. 

“Nós criamos o EmbraturLAB, que é um laboratório de inovação voltado para o uso da tecnologia para melhorar o turismo. Podemos criar uma agenda de inovação entre Brasil e Chile para ver de que maneira podemos ter avanços nessa conectividade através da tecnologia e da inovação”, afirmou Freixo.

O Chile está em quarto lugar na lista dos principais emissores de turistas para o Brasil. Nos primeiros seis meses de 2023, mais de 223,8 mil chilenos visitaram o nosso país. As principais portas de entrada são os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os dados são da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.

Ampliação da malha aérea
A ampliação da frequência de voos internacionais para o Brasil é uma das principais estratégias da Embratur para turbinar o número de visitantes estrangeiros no nosso país. Por isso, a Agência tem um canal de diálogo aberto e constante com o setor aéreo, como companhias e aeroportos. 

Recentemente, resultado de uma parceria com a Embratur, a JetSMART anunciou a ampliação da frequência dos voos que operam com o destino ao Brasil, passando a oferecer voos diários saindo de Santiago, capital do Chile, para São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). 

Famtours e press trips
Neste ano, a Embratur levou operadores de turismo do Chile para conhecer os festejos juninos em Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Recife (PE), e também para o Festival de Parintins, no Amazonas. Outro grupo de jornalistas chilenos também conheceram, através de uma ação da Embratur, destinos turísticos do Distrito Federal, de Goiás e do Mato Grosso.