PLANALTO

Presidente da Embratur participa da posse do novo ministro do Turismo

Marcelo Freixo e Celso Sabino já estão trabalhando juntos para impulsionar o turismo brasileiro para atrair um maior número de turistas estrangeiros e fortalecer o setor nacionalmente
Roberto Castro/MTur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou Celso Sabino como ministro do Turismo

03/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, no fim da manhã desta quinta-feira (3), da cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Celso Sabino. O evento foi realizado no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de ministros e outras autoridades, como também de representantes de entidades e empresários do setor turístico.

Para Freixo, a posse de Sabino só fortalece a relação sólida entre Embratur e Ministério do Turismo (MTur), que tem como objetivo máximo a promoção do turismo brasileiro  internacionalmente e no próprio país, respectivamente. 

“A gente sabe que o turismo é a grande indústria geradora de emprego e renda deste século. O governo Lula é o governo do encontro, do diálogo, da composição, para que a gente possa conversar com todos do setor do turismo, mas, principalmente, em diálogo com a população”, enfatizou o presidente da Embratur. 

Antes mesmo da posse, Marcelo Freixo e Celso Sabino já começaram um trabalho em parceria, com ações e estratégias para fortalecer e impulsionar os destinos turísticos brasileiros. Os números já mostram uma recuperação do turismo aos patamares pré-pandemia: até junho de 2023, mais de 3,2 milhões de estrangeiros visitaram o país. O turismo internacional no Brasil movimentou mais de R$ 15,3 bilhões nesse mesmo período. 

“Nós já estamos e vamos trabalhar juntos, porque quanto melhor for o Brasil para o turismo estrangeiro, melhor é o Brasil para o turista brasileiro. Não existem dois Brasis. A gente quer que o turismo faça o Brasil ser bom para quem visita, mas também bom para quem vive aqui”, afirmou o presidente da Embratur. 

O ministro Sabino reforçou em seu discurso a importância da parceria com a Embratur, destacando que a meta é atingir a casa dos dois dígitos de contribuição, pelo setor de turismo, para o PIB nacional. “Hoje estamos em 7,8%, e trabalharemos para bater o recorde de turistas estrangeiros para muito além dos 6,3 milhões por ano, como consequência, multiplicar os empregos”, disse.

Freixo e Sabino vão cumprir agenda externa juntos neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de agosto. Eles irão participar dos Diálogos Amazônicos, em Belém (PA).