TURISMO TRANSFORMA

Queijo canastra é protagonista do novo episódio de minidocumentário da Embratur

Terceiro episódio da série documental traz as peculiaridades do queijo Patrimônio Imaterial Brasileiro e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais
Divulgação/Embratur
Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais, é o protagonista do terceiro episódio da série documental “Turismo Transforma”, da Embratur

11/08/2023 – Você sabia que existe um modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais que tornou-se Patrimônio Imaterial Brasileiro? O título foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2008. É o mundialmente famoso Queijo Canastra, produzido na serra que dá nome ao laticínio, em Minas Gerais, o protagonista do terceiro episódio da série documental “Turismo Transforma”, da Embratur.  Assista aqui https://youtu.be/UpzMnmxnSdY

De acordo com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jaques, a maneira artesanal de fazer o Queijo Canastra torna o sabor original, e fez nossa iguaria conquistar dezenas de premiações internacionais, principalmente em festivais da França, a terra do queijo. Hoje, o Queijo Canastra é o primeiro bem agroalimentar candidato ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade. 

“O Queijo Canastra é feito só com leite cru, coalho, pingo – que é um fermento artesanal –  e sal. Com isso, se junta o fazer mineiro daquela região, que é banhada por águas cristalinas, por cachoeiras, por uma vegetação de mata nativa. Com esse saber fazer desses mestres artesanais e esses ingredientes, o resultado é um queijo que só pode ser feito exatamente neste território. Esse  ‘terruá’, que veio da palavra francesa ‘terroir’, junto com esses ingredientes nos dão um produto com um alto valor agregado que é levado pelos produtores para a França e volta de lá com medalhas de ouro, desbancando os queijos franceses”, contou. 

Segundo Ana Paula Jaques, o sucesso do queijo tem impulsionado o interesse turístico pela Serra da Canastra, mas também de Belo Horizonte, capital reconhecida pela qualidade de sua gastronomia. 

“Temos sol e praia, mas também temos turismo gastronômico. Temos as rotas do queijo da Canastra, como está retratado no vídeo, e vários outros destinos. O turismo é feito de pessoas para pessoas e valorizar um modo artesanal, como o modo de fazer o queijo,  é um convite para que isso entre no imaginário do turista internacional e  para que ele venha pro Brasil não só para comer o queijo, mas conhecer esses produtores e visitar todas essas propriedades e se conectar com as pessoas”, enfatizou. 

Turismo Transforma
Os vídeos do “Turismo Transforma” dialogam com a Marca Brasil, com o “Brasil com S”,  que tem a cultura, gastronomia e diversidade como pilares. O primeiro episódio foi filmado no Engenho II, quilombo Kalunga no município de Cavalcante (GO) e mostra que o turismo de base comunitária tem sido pioneiro de um verdadeiro processo de transformação. Assista aqui https://www.youtube.com/watch?v=JP4jCqOldMo

O segundo episódio se passa na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. A maior festa da celebração da diversidade do mundo é brasileira, bate recordes e acontece sempre no mês de junho. Clique aqui para assistir link:  https://www.youtube.com/watch?v=2Ai0jKIs6M0

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.