09/10/2023 – A Embratur e a Associação Aeroportos do Brasil (ABR) assinaram, nesta segunda-feira (9), um acordo de cooperação técnica para ampliação de voos para o Brasil, com o objetivo de aumentar e facilitar a vinda de turistas estrangeiros ao país. A parceria foi assinada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente da ABR, Fábio Rogério de Carvalho, durante cerimônia na sede da agência, em Brasília (DF), com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral.
O acordo possui um plano de trabalho definido, com ações conjuntas que serão executadas nos aeroportos associados à ABR, com foco no aumento da oferta de voos e do número de turistas estrangeiros nos terminais brasileiros, além de melhorias na recepção e na comunicação com os visitantes do exterior.
Para Marcelo Freixo, a parceria reforça a retomada do diálogo entre os setores público e privado para o desenvolvimento do turismo internacional no Brasil. “Com esse acordo, a gente fortalece uma relação institucional e a gente consegue dar qualidade técnica para isso. Nós temos trabalhado junto com os ministérios do Governo Federal e isso é muito importante para o país. O Brasil voltou a ser um espaço de diálogo, de construção conjunta do turismo. Porque o turismo também precisa dessa relação entre o público e o privado”, avaliou Freixo.
Apresentação do Plano de Trabalho
O cronograma estabelecido pela Embratur e ABR prevê, entre outras ações conjuntas, o compartilhamento de dados e informações; divulgação da Marca Brasil nos aeroportos; iniciativas para melhorar a experiência do turista internacional nos aeroportos; ampliação do relacionamento com companhias aéreas; aumento da participação do turista estrangeiro nos voos; e captação de novas rotas internacionais.
A Aeroportos do Brasil representa 59 aeroportos federais concedidos à iniciativa privada – juntos, são responsáveis por 93% da movimentação de passageiros no Brasil, segundo a entidade. “Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a Embratur, porque somos absolutamente apoiadores de qualquer pauta que tenha o objetivo de trazer mais companhias aéreas para o Brasil, que promova o desenvolvimento de novas rotas, fomente o turismo como uma indústria de desenvolvimento, de geração de renda e geração de riquezas para o país”, disse Fábio Carvalho, presidente da ABR, que reúne as concessionárias Aeroportos do Brasil Viracopos, AENA Brasil, BHAirport, CCR Aeroportos, Fraport Brasil, GruAiport, RioGaleão, Centro oeste AirPorts, Vinci AirPorts e Zurich Airport Brasil.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, o acordo entre Embratur e ABR é fundamental para o avanço da aviação brasileira e fortalecimento da agenda econômica do país. “Cada vez mais, vamos juntos, de maneira transversal, avançar nesse que é um pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo do Brasil. Precisamos ter as nossas companhias aéreas fortalecidas e precisamos ampliar o leque e trazer novos voos e novas companhias aéreas que queiram operar no Brasil”, disse Silvio Costa Filho.
Representando o ministro Celso Sabino, o secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral, complementou: “Estamos no caminho certo. Que é o caminho de união, o caminho de reconstrução e, com certeza, juntos, vamos trazer o turismo para o protagonismo nacional”, disse.
A assinatura do acordo também contou com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman; de Ricardo Catanant, representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); da presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro; e do diretor de Relações Institucionais da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Marcelo Pedroso. Da equipe da Embratur, estiveram presentes a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd, e o coordenador de Demanda a Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.