Troca de ideias e conteúdo inovador para atrair o turista internacional: é assim que o empresário Rafael Sanches descreve o workshop Conexão Embratur que aconteceu na última segunda-feira (20) em Jericoacoara, no litoral do Ceará. O evento da Embratur e do Sebrae Nacional reuniu empresários, trabalhadores, especialistas e lideranças do ramo do turismo do estado para um dia de capacitação com foco nas experiências oferecidas a clientes do exterior.
Com o título de Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo, o Conexão Embratur contou com 85 participantes que atuam em agências, receptivos, hospedagem, atrativos, Secretaria de Turismo do Município e representantes do curso de hospedagem da Escola Técnica Estadual. Um dos participantes, Sanches é proprietário da agência Experimente Jeri e afirmou que o evento beneficiou toda a Rota das Emoções.
“Os conteúdos são produtivos, com novas ideias para agradar e encantar os turistas. A discussão entre Embratur e audiência também foi muito proveitosa, com boas sugestões e ideias para melhorar o turismo de Jericoacoara e da Rota das Emoções”, afirmou. A rota é um roteiro criado em 2005 para fortalecer o turismo na região Nordeste.
Porta de entrada
Assessor de Experiências e Competitividade Internacional, Mateus José Alves Pinto explicou que é uma estratégia do Conexão Embratur percorrer a Rota das Emoções, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão. “E não poderíamos ter começado de melhor maneira: nos conectando com o mercado de Jericoacoara”, elogiou.
“O Ceará é a porta de entrada de turistas estrangeiros para a Rota das Emoções, sendo que até setembro deste ano o estado já recebeu 46.482 turistas estrangeiros. Assim, qualificar as experiências turísticas do trade é primordial para que o turista se sinta melhor acolhido desde o início da sua viagem”, apontou Alves Pinto.
O Brasil voltou
O Conexão Embratur percorrerá as 27 unidades da federação capacitando os trades turísticos mais diversos do país para apresentar o Brasil aos turistas internacionais. De acordo com o presidente da Agência, Marcelo Freixo, é um trabalho para construir um país mais sustentável, mais inclusivo e mais cultural. “É sobre você tornar esses destinos melhores para quem vive lá e, com isso, atrair mais turistas”, explicou.
O Conexão Embratur começou em julho e já visitou 15 estados. Além do Ceará, já passaram pelo workshop representantes do trade turístico da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e do Tocantins.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.