24/11/2024 – Fazer um café especial requer cuidados igualmente especiais, respeitando o cuidadoso processo de produção da semente: a proporção de mililitros de água para cada grama define, por exemplo, um sabor mais forte ou mais suave, e o Brasil é o país que tem a maior diversidade de percepções sensoriais de cafés especiais do mundo, conforme destacou o diretor executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vinícius Estrela, em visita à Embratur na última quinta-feira (23).
Estrela se reuniu com a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, para acertar os últimos detalhes do plano de trabalho do acordo de cooperação entre a Agência e a BSCA para o ano de 2024. Em 2023, a associação e o órgão trabalharam em parceria nas galerias Visit Brasil na Europa e nos Estados Unidos, e em feiras de turismo internacional para apresentar os destinos turísticos do nosso país, a cultura, a gastronomia e o café para turistas do exterior.
Inseparável da história do Brasil, que segue como o maior produtor de café do mundo, o produto também é estratégico na promoção do turismo. Conforme explica Ana Paula Jacques, visitar uma fazenda produtora de café especial tem valor cultural semelhante às visitas turísticas a vinícolas, por exemplo. O desafio é apresentar esses destinos ao mundo e apresentar o país como o produtor de café especial e destino turístico que é. “Estamos fazendo esse trabalho, para colocar esses destinos na nossa oferta. A Colômbia, por exemplo, se apresenta como um país produtor”, lembra Ana Paula.
Cultura, história e sustentabilidade
Vinícius Estrela, por sua vez, destaca que o Brasil tem fazendas produtoras com prédios de mais de 300 anos de idade, com pinturas no teto e outros registros importantes. “São lugares lindos em que a história, a arte e a arquitetura se misturam com o café. Temos muitos destinos assim em Minas Gerais, e tornar esses locais conhecidos e atrativos para o turismo internacional estimula as prefeituras a recuperarem e participarem na conservação dessas fazendas, dessas histórias, da arte e da cultura”, explica.
Outro detalhe importante é que existe um mínimo de nove etapas na produção do grão de café, desde a colheita até a secagem, embalamento e transporte para que um grão específico seja considerado especial, e uma dessas etapas é que a produção precisa ser sustentável. A sustentabilidade dos destinos turísticos brasileiros é uma das estratégias da Embratur para a divulgação do Brasil no exterior. É uma forma de preservar a natureza, garantir a qualidade de vida das comunidades, atrair visitantes e posicionar o país no debate internacional sobre o aquecimento global.
Parceria
Além das parcerias com a BSCA nas galerias Visit Brasil, a Embratur também apresentou o café especial brasileiro em feiras de turismo internacional e a jornalistas estrangeiros que visitaram o Brasil. De acordo com Ana Paula, o próximo ano será de muito trabalho. “Começamos essa parceria com as ações nas galerias Visit Brasil e temos um plano longo para, a partir de 2024, conectar o café ao branding Brasil”, aponta.
A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, que também participou do encontro, ressalta que os produtos brasileiros também ajudam a promover o país no exterior. “Uma das nossas ações é voltar com a marca Brasil forte, não só nos serviços de turismo, mas também em produtos que representam a essência do brasileiro e do Brasil no exterior. E não dá pra falar de Brasil sem falar de café”, afirma.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.