REUNIÃO

Embratur e ApexBrasil fazem reunião para consolidar parcerias para 2024 e visando grandes eventos internacionais

Encontro aconteceu na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e diretores foram à ApexBrasil discutir parcerias

08/12/2023 – A Embratur e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) fizeram uma reunião para consolidar parcerias e planejar novas ações para 2024 e os anos seguintes. A reunião aconteceu na sede da Apex, na Asa Norte, em Brasília, no fim da manhã desta sexta-feira (8).

Participaram do encontro o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, e o diretor de Gestão e Inovação da Agência, Roberto Gevaerd. Da ApexBrasil, compareceram a diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, o gerente de gabinete da Diretoria de Negócios, André Queiroz, e a gerente de Competitividade, Clarissa Furtado.

A proximidade entre a Embratur e a Apex é estratégica para as duas agências que, nos próximos dois anos, atuarão em eventos de grande porte como a Olimpíada de Paris 2024, que ocorrerá entre julho e agosto, e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém (PA).

De acordo com Jaqueline Gil, o encontro foi produtivo e as agências estão em sintonia. “O objetivo é a gente consolidar uma série de parcerias que tivemos em 2023 e olhar para o futuro. O ano que vem é ano de Olimpíadas, 2025 é ano de COP no Brasil, oportunidades de a gente cruzar turismo com exportação de bens e de serviços, e de captação de investimentos”, destacou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.