FEIRA

Salão do Turismo: Cadastro Nacional de Experiências Turísticas e ações do turismo de natureza são apresentados pela Embratur

Em mesa redonda, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi, afirmou que turismo de natureza e o ecoturismo são os mais procurados pelos estrangeiros; evento em Brasília segue até o próximo domingo (17)
Renato Vaz/Embratur
Turismo de Natureza e CAÊ são debatidos durante painel no Salão Nacional do Turismo 2023, em Brasília

16/12/2023 – O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, participou, neste sábado (16), de mesa redonda sobre Turismo de Natureza, no Salão Nacional do Turismo. A sétima edição do evento, realizado em Brasília até o próximo domingo, tem a finalidade de contemplar a maior diversidade de destinos e atrativos turísticos que o Brasil possui, os quais serão apresentados pelos governos locais e pelas mais importantes empresas do trade turístico nacional, em diversos estandes. O encontro é realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur e o Sesc. 

Com o tema “Estratégia de promoção no exterior do segmento para 2024”, Persi destacou as ações já realizadas pela Embratur e trouxe, aos participantes, parte do planejamento da Agência para 2024.  “O ecoturismo e o turismo de aventura estão entre os destinos turísticos mais procurados pelos estrangeiros quando se fala em Brasil. Temos que ressaltar que estamos realizando um trabalho de um turismo responsável que agrega, sobretudo, sustentabilidade. Queremos mostrar que o Brasil pratica um turismo sustentável. Nosso investimento e plano estratégico para o ano que vem no segmento inclui, por exemplo, ações que envolvam o turismo de base comunitária; observação da vida silvestre e birdwatching (aves); mergulho recreativo, cicloturismo, além de sol e praia e turismo náutico”, reforçou. 

Ainda como parte do planejamento para o ano que vem, segundo o gerente, estão ações em segmentos especiais como no turismo esportivo, com Surfe e Kitesurfe, 4×4, UTV, Quadriciclos, Motos e Mountain Bike; pesca esportiva e turismo ferroviário. 

O diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Luiz del Vigna, também participou da mesa redonda e afirmou que o Brasil pode alcançar mais um degrau no ranking no segmento de natureza. 

“Acreditamos que o Brasil pode se tornar uma referência mundial em turismo de natureza. E para isso, temos e estamos investindo em capacitação e em parcerias importantes, como a da Embratur. Precisamos transformar o nosso produto, que é a natureza, em estilo de vida dando mais autenticidade ao nosso produto”, pontuou. 

Parceria
A Abeta e a Embratur já são parceiras em diversas ações de promoção do turismo brasileiro no exterior. O último acordo nesse sentido foi assinado, nesta sexta (15), durante o Salão do Turismo. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) assinaram um acordo para fortalecer o turismo de aventura e o ecoturismo brasileiro no mercado internacional. Ambas irão compartilhar ações e programações voltadas à promoção e apoio à comercialização do segmento turístico junto a operadores estrangeiros em mercados considerados estratégicos, com maior potencial de atrair visitantes para conhecer nossas belezas naturais.

Cadastro de Experiências Turísticas
Ainda no painel sobre Turismo de Natureza, no Salão do Turismo, o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais, Leonardo Persi, apresentou, aos participantes, o Cadastro de Experiências Turísticas (CAÊ). 

Pela plataforma, o setor público, agências de viagens, operadoras, receptivos, hotéis e restaurantes, por exemplo, podem cadastrar suas experiências turísticas de maneira detalhada para atrair visitantes internacionais. Esses detalhes incluem indicadores de sustentabilidade e informações em línguas estrangeiras, que são cruciais para ampliar o número de turistas estrangeiros no Brasil.

Persi explicou ainda que, com os dados sistematizados no cadastro, a Embratur tem condições de analisar as informações coletadas, entender o que está pronto para o mercado internacional e levar essas experiências para as ações de promoção do turismo brasileiro no exterior, como as campanhas, feiras, famtours, press trips e outras.

A plataforma, desenvolvida em parceria com a startup Destinos Inteligentes, que integra o programa de Aceleração EmbraturLab, pretende fortalecer o turismo internacional e aprimorar a experiência dos turistas que visitam o Brasil. Para acessar clique aqui https://portal.destinosinteligentes.tur.br/cae-login

Confira as próximas participações da Embratur no Salão Nacional de Turismo 2023:

Sábado, dia 16 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo de Natureza
Palestrante Leonardo Persi, coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 15h – Mesa Redonda sobre Turismo de Sol e Praia
Palestrante Carina Câmara, coordenadora de Novos Produtos da Embratur
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

17h às 19h – Prêmio Nacional do Turismo.
Local: Palco SESC, na Arena BRB Mané Garrincha

 

Domingo, dia 17 de dezembro

10h às 12h – Mesa Redonda sobre Turismo Rural
Palestrante Rafaela Lehmann, supervisora de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

13h30 às 16h – Mesa Redonda sobre Novas Tendências
Palestrante Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

16h às 18h – Mesa Redonda sobre Turismo Cultural
Palestrante Ana Paula Jacques, coordenadora de Cultura e Gastronomia na Embratur.
Local: Núcleo do Conhecimento, na Arena BRB Mané Garrincha

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.