TURISMO GASTRONÔMICO

Fitur 2024: Embratur lança 1º Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLAB em estande de feira na Espanha

Solenidade marcou a abertura das atividades da Agência na Feira Internacional de Turismo, em Madri. Concurso busca mapear e impulsionar rotas e produtos turísticos gastronômicos brasileiros; veja como se inscrever
Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo participa de lançamento do Desafio Gastronômico EmbraturLAB no estande do Brasil na Fitur, em Madri

24/01/2024 – A Embratur lançou o 1º Desafio de Turismo Gastronômico EmbraturLAB, projeto que visa encontrar startups que proponham soluções para mapear rotas turísticas gastronômicas e impulsionar essas rotas e outros produtos e serviços ligados à modalidade de turismo. A solenidade aconteceu na abertura do estande da Agência na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, na manhã desta quarta-feira (24).

O desafio é uma parceria entre o EmbraturLAB, que é o laboratório de inovação da Embratur, e a Organização Mundial de Turismo (OMT), órgão especializado da ONU. Com o mapeamento e a promoção de rotas e produtos brasileiros de turismo gastronômico, o projeto vai fortalecer comunidades e promover desenvolvimento sociocultural e econômico nos municípios brasileiros, além de projetá-los no exterior, atraindo mais turistas internacionais.

Primeira a falar na abertura do evento, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, deu boas-vindas ao público e destacou a importância da inovação e da tecnologia na promoção internacional dos destinos brasileiros. A Embratur e a OMT trabalham juntos também para criar indicadores que ajudem o Brasil a acompanhar o desenvolvimento dos destinos turísticos. São medidores para verificar áreas como sustentabilidade e geração de empregos, por exemplo.

Coordenador de Inovação, Educação e Investimentos da OMT, Peter Janech foi o segundo a falar. “O desafio é uma parceria com a Embratur e estamos muito felizes com esse lançamento conectando gastronomia e inovação”, afirmou. O calendário do desafio e o formulário de inscrição podem ser acessados em https://inovacao.embraturlab.com.br/desafio-rota-gastronomica/.

Em sua fala, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que a parceria com a OMT também inclui a criação de um escritório da organização no Rio de Janeiro. Ele ressaltou a importância de associar gastronomia e inovação tecnológica para promover o Brasil no mundo. “Gastronomia é identidade. Ela representa a diversidade da cultura brasileira. Cada região, cada estado tem sua culinária, o que é um ativo central para atrair mais turistas”, disse.

“Recentemente, visitamos o Quilombo Kaonge, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Lá a gastronomia é uma das principais experiências para conhecer a história do quilombo e do povo negro na Bahia. Sem falar que é um turismo de base comunitária exemplar em sustentabilidade e valorização da memória afrobrasileira”, disse.

Desafio gastronômico
As inscrições para o desafio serão abertas nesta sexta-feira (26) e vão até 1º de março. A primeira etapa do projeto, de pré-seleção das startups habilitadas, acontecerá entre o dia 1º e o dia 5 de março com a publicação das selecionadas para o Pitch Day no dia 6. 

Na sequência, a Embratur abrirá um período de quatro dias para recursos, do dia 6 ao 10, com as respostas aos recursos nos dias 11 e 12 de março. O Pitch Day acontecerá no dia 13 do mesmo mês e a publicação dos vencedores do desafio será no dia 20, por e-mail e pelo site oficial do desafio.

As soluções propostas pelas startups terão de abordar as necessidades da Embratur relacionadas ao mapeamento e seleção de experiências turísticas gastronômicas – bares, restaurantes, espaços gastronômicos, produtos locais, dentre outros –, adequadas para o público turista brasileiro e estrangeiro. Entre os objetivos do concurso está “identificar e dar visibilidade a soluções inovadoras que podem ser incorporadas ao setor turístico como inovações institucionais a partir da disseminação das práticas e conhecimentos técnicos”.

Também está previsto no projeto “estimular e conectar empresas de tecnologia e do trade do turismo com o intuito de democratizar o uso de ferramentas tecnológicas que promovam melhorias no setor de turismo no Brasil”, “facilitar o atendimento das demandas de promoção da indústria do turismo pela perspectiva da inovação voltada à elaboração de soluções com potencial para replicação em outros centros turísticos do país”, e “impulsionar o desenvolvimento de roteiros de turismo gastronômico no Brasil, inclusive em áreas rurais”.

Outros pontos importantes são “posicionar o Brasil como um destino internacional de referência em turismo gastronômico a partir dos diferenciais competitivos de sua gastronomia, biodiversidade e cultura alimentar”, “apoiar o trabalho de pesquisadores em gastronomia, chefs de cozinha, produtores de alimentos e artesãos gastronômicos” e “valorizar a cultura e o patrimônio cultural brasileiro, em especial quanto aos patrimônios agroalimentares, os produtos da sociobiodiversidade, os saberes e fazeres das comunidades tradicionais e toda a cadeia de valor do turismo gastronômico à experiência dos turistas estrangeiros”.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.