SUSTENTABILIDADE

Fitur 2024: Embratur participa, pela primeira vez, de debates sobre sustentabilidade com a OMT

Agência esteve em encontros da Organização Mundial do Turismo no tema sustentabilidade, materializado na Declaração de Glasgow, da qual é signatária desde setembro de 2023
Renato Vaz/Embratur
Jaqueline Gil, diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, apresenta o destino Brasil na Fitur, em Madri

25/01/24 – A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, cumpriu uma importante agenda sobre sustentabilidade durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha. Ao lado de outros 25 co-expositores, a Agência leva a uma das feiras mais importantes do mundo, que segue até domingo (28), a exuberância dos destinos brasileiros, demonstrando também suas ações voltadas à sustentabilidade, durante todo o ano de 2023, com um olhar mais atento às questões climáticas. E pela primeira vez, a Embratur participa dos encontros da Organização Mundial do Turismo (OMT) no tema sustentabilidade, materializado na Declaração de Glasgow, da qual a Agência é signatária desde setembro de 2023.

Para Jaqueline Gil, participar desse momento em uma das mais importantes feiras internacionais de turismo reforça que a Embratur “tem sido assertiva na trajetória construída a partir de um olhar mais atento às questões climáticas”.

“Acabamos de participar, pela primeira vez, das discussões técnicas sobre programas que agências de promoção de turismo internacional estão fazendo sobre ações climáticas no âmbito da Declaração de Glasgow sobre ações climáticas no turismo. A Embratur se tornou signatária dessa declaração em setembro de 2023. Há outros brasileiros que são membros e signatários e também estão executando ações nesse sentido. No Brasil, precisamos fazer um movimento muito maior, pois precisamos caminhar para um turismo muito mais sustentável, com ações climáticas no centro dessa estratégia tanto para mitigação – redução de gases de efeito estufa –, quanto para adaptação, ou seja, regenerar biomas”, enfatizou. 

Declaração de Glasgow
A Embratur se tornou signatária da Declaração de Glasgow em setembro, quando passou a orientar o seu planejamento e suas ações em concordância com os objetivos promovidos pelo documento e pela OMT. As ações envolvem a redução pela metade das emissões de gases de efeito estufa na próxima década para alcançar a neutralidade de carbono antes de 2050. 

A Embratur apoia a introdução dessas diretrizes e desses planos de ação para descarbonizar o turismo, pois acredita que essa agenda climática se tornou um diferencial de competitividade no mercado internacional.

Novos indicadores
Ainda na Fitur, na última terça-feira (23), a diretora Jaqueline Gil participou de uma reunião junto à OMT sobre novas metodologias para a criação de novos indicadores de sustentabilidade e turismo nos destinos brasileiros.

Além de Jaqueline Gil, representantes da OMT e do Ministério do Turismo (MTur) discutiram a inclusão da metodologia de indicadores da organização nos levantamentos da Embratur e a criação de novos indicadores de sustentabilidade e turismo nos destinos brasileiros.

Embratur na Fitur 2024
A Embratur participa, até o próximo domingo (28), da Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, ao lado de 25 co-expositores. Por lá, entre diversas atividades e reuniões previstas, a Agência lança seu primeiro metaverso de turismo e busca posicionar, ainda mais, o país no mercado de turismo mundial.