16/02/24 – O novo cronograma do Edital de Seleção de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’ foi publicado nesta sexta-feira (16), no site da Embratur. O resultado preliminar, com os 10 projetos escolhidos (5 selecionados e 5 suplentes), será divulgado dia 14 de março. Já o resultado final, com os 5 projetos que receberão apoio da Agência para promover o Brasil como destino turístico internacional, sairá no dia 10 de abril.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o audiovisual é uma forma de promover a imagem e valores do país, contribuindo para atrair mais turistas estrangeiros. “Nós divulgamos o Brasil para os visitantes internacionais, mas é o nosso país que estamos fortalecendo. Essa é uma política que vem ganhando peso e relevância em nossa atuação, colocando o Brasil no roteiro internacional das produções audiovisuais e fortalecendo o desejo por destinos brasileiros”, afirmou Freixo.
Com o Edital de Curtas-Metragens ‘Brasil com S’, a Embratur quer promover os destinos turísticos brasileiros por meio de produções de curtas-metragens inéditas associadas aos pilares da Marca Brasil e à estratégia de promoção internacional da Agência.
A comissão julgadora, constituída por representantes da Embratur e por especialistas na área, fará a classificação dos 410 projetos inscritos de ficção, animação e documentário. As obras cinematográficas irão apresentar, por meio do audiovisual, destinos nacionais, experiências gastronômicas, musicais, afroturismo, LGBTQ+, entre outros segmentos.
“Este edital é parte de uma estratégia mais ampla da Embratur em fortalecer o turismo audiovisual no país, um dos maiores motivadores de viagem no mundo na pós-pandemia”, destacou o supervisor de Cultura e Gastronomia da Embratur, Christiano Braga.
A Embratur vai apoiar cinco projetos que promovam o país como destino turístico internacional. Cada obra selecionada receberá R$ 60 mil para sair do papel e ir para as telas, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
O edital da Embratur ficou aberto por 45 dias e se encerrou em 7 de dezembro de 2023. A Agência recebeu propostas de todas as regiões do Brasil, sendo 19 do Norte, 64 do Nordeste, 17 do Centro-Oeste, 60 da Região Sul e mais 250 do Sudeste. Saiba mais sobre o edital e cronograma em https://audiovisual.embratur.com.br/.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.