PLANEJAMENTO

Presidente da Embratur e representantes do Fornatur discutem trabalho conjunto para 2024

Marcelo Freixo e integrantes do fórum se reuniram para debater ações da Agência com os estados a fim de promover o Brasil em feiras e eventos internacionais de turismo
Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur com representantes do Fornatur ocorreu na sede da Agência, em Brasília

22/02/2024 – Um grupo de representantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) esteve na Embratur, nesta quarta-feira (21), para debater ações estaduais de promoção internacional de destinos, em conjunto com a Agência. A ideia dos secretários presentes é que, com orientação e parceria da Embratur, as unidades federativas possam participar de feiras e eventos internacionais de forma mais eficiente e econômica segundo cada mercado.

Durante o encontro, a Embratur apresentou a programação para o ano de 2024, incluindo agenda de feiras e outros eventos, planejamentos para o Portal de Dados da Embratur e uma série de planos de marketing promocionais direcionados para cada estado e também para o país como um todo. 

A reunião aconteceu a pedido do Fornatur, após uma provocação de secretários de turismo estaduais durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, interessados em um trabalho mais próximo da Agência durante as feiras internacionais.

Participaram do encontro, pela Embratur, ainda, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, e o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd. Do Fornatur, estiveram presentes a vice-presidente do fórum e secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Araújo Portela; o vice-presidente da região Centro-Oeste, Cristiano Araújo; o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling; a superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica da Setur de Alagoas, Selefe Gomes da Silva, além da representante da Setur do Rio de Janeiro, Ana Cazelato.

Em uma de suas falas, Freixo destacou a importância do aperfeiçoamento dos trabalhos da Embratur junto aos estados, mas lembrou que as regiões têm autonomia nas decisões. “A Embratur só pode comemorar se os estados comemorarem. Cabe pensar com antecedência para orientar, para dizer qual feira [internacional] é melhor para qual estado. Mas é uma orientação. E quem for participar, podemos pensar em agendas, dinâmicas, ações envolvendo as secretarias e decidir junto a mensagem para cada evento”, propôs.

Aproximação
Solange Portela disse que a reunião alcançou o objetivo. “Foi um momento oportuno que vem da demanda de um grupo de secretários pelo Fornatur, lá em Madri, para que tivéssemos esse momento mais próximo da Embratur. Para termos mais claro como a gente pode melhor definir as estratégias de promoção e de mercados emissores. É importante estarmos nas feiras internacionais, mas, em determinados mercados, quais são os estados mais oportunos estar naquele momento com a Embratur?”, exemplificou.

“Estamos cientes que sempre que temos reunião do Fornatur, a Embratur está presente. Sempre que convidamos. Quais são as estratégias que podemos desenhar em conjunto para que possamos incrementar esse fluxo internacional para o país? A gente sabe que com a nossa diversidade, cada estado tem uma demanda e é mais oportuno estar em determinados eventos e feiras e ações promocionais. O objetivo foi esse e achamos bastante receptivo. A ideia é a gente levar o resultado dessa reunião para o Fornatur”, acrescentou.

Integração
Bruno Wendling ressaltou a abertura da Embratur para a construção conjunta da divulgação internacional do Brasil e seus destinos. “A aproximação com a Embratur, desde quando o Freixo assumiu, e a Jaque [Gil] também, foi total. O Freixo, desde o início, recebeu muito bem o Fornatur. O que tínhamos que avançar era na construção de fato, nas ações de integração da estratégia entre os estados e a Embratur. Especialmente nas feiras, que é onde a gente materializa a estratégia de promoção internacional”, afirmou.

“Entendo que a gente conseguiu avançar nessa escuta, no entendimento da Embratur de calibrar essa construção pré-feira, durante a feira e, também, em outras ações, como a gente constrói a imagem do Brasil a partir do que os estados têm desenhado. A Embratur, também, como órgão oficial, levar inteligência de mercado a favor dos estados, que podem estar um pouco perdidos em termos de promoção internacional, então, pra mim, foi muito positivo estar aqui hoje”, completou.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.