IGUALDADE DE GÊNERO

A convite da ApexBrasil, Embratur assina carta de apoio à igualdade de gênero na área de exportação

Endossado pela Agência, programa da Apex visa promover a equidade de gênero no órgão especializado e nos negócios internacionais
Embratur/Divulgação
Programa visa promover a equidade de gênero na ApexBrasil e nos negócios internacionais

29/02/2024 – A Embratur assinou uma carta de apoio ao programa de comprometimento de igualdade de gênero nas exportações, após convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa é voltado para a promoção da equidade de gênero na agência especializada e nos negócios internacionais. A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (28) durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do setor que acontece na capital portuguesa.

Assinaram o documento, pela Embratur, o presidente Marcelo Freixo, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, e o diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd. Na carta, Freixo destaca que a Embratur compartilha da mesma ambição da ApexBrasil “de alcançar um mundo mais justo, solidário e diverso no que tange à participação igualitária e equitativa de mulheres e homens nos mais diversos setores da economia e postos de trabalho”.

“Declaramos nosso apoio ao Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero, lançado em 13 de março de 2023, por meio do qual essa importante Agência destaca o seu comprometimento com ‘a equidade de gênero na sua força de trabalho e na execução da sua missão institucional, de forma a promover maior participação das mulheres na governança da Agência, bem como na estrutura econômica global, incentivando e apoiando que mais mulheres atuem nos negócios internacionais’”, afirma o documento.

Em nota, a ApexBrasil destacou os objetivos da carta. “Com o Compromisso de Equidade de Gênero e o Programa Mulheres Internacionais, a ApexBrasil busca desenvolver uma nova cultura, em que a paridade de gênero seja incorporada como pressuposto das atividades desenvolvidas tanto pela Agência como pelos nossos parceiros. Para isso, é fundamental a atuação em rede, que agora se amplia com a assinatura da Embratur, que não hesitou em embarcar nessa jornada conosco”, diz o texto.

Freixo destacou que a equidade de gênero é uma questão de sustentabilidade na economia. “O que a gente vem fazendo é arrumar a casa. E arrumar a casa é deixar um ambiente melhor para todos, abrir espaço, incluir, garantir a diversidade que já existe, que é uma realidade para o Brasil e para o mundo. A diversidade, sendo a equidade de gênero parte desse processo, garante a pluralidade, mais pessoas debatendo, pensando, mais ideias, mais inovações, mais soluções”, elencou. 

A Embratur se colocou à disposição para promover as mudanças necessárias apoiando, divulgando e realizando atividades “que contribuam com a ampliação do acesso das mulheres, incluindo as trabalhadoras, executivas, empresárias e empreendedoras, às oportunidades criadas no âmbito corporativo e no mercado global”. Com o documento, a Agência também autoriza o uso da logomarca na Landing Page e demais materiais de divulgação do Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero.