22/03/2024 – Fevereiro de 2024 teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais no Brasil de todos os tempos. Foram 833.306 visitantes do exterior, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no país 755.842 turistas. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF).
No acumulado do ano, o registro de entradas de visitantes do exterior ficou em 1,79 milhão. A soma dos dois primeiros meses é 3,64% maior que o 1,7 milhão registrado no mesmo período de 2023. A chegada de turistas do Chile e da França foram as que apresentaram o maior crescimento no mês, de 77,7% e 49,1%, respectivamente.
Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil. As informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país estão disponíveis no Portal de Dados da Embratur.
“Os números demonstram como as nossas estratégias têm gerado o resultado esperado: apostamos na ampliação da conectividade aérea com os nossos vizinhos, e a chegada de turistas tem crescido na mesma proporção. Na França, trabalhamos muito a imagem do Brasil que retomou o compromisso com a democracia e a sustentabilidade. Se antes eles nem queriam ouvir falar do Brasil, agora os números são uma resposta muito positiva desse interesse crescente em conhecer esse novo Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que, além do trabalho para ampliar e diversificar a conectividade aérea para o Brasil, o MTur tem investido fortemente na melhoria da imagem brasileira para o mundo.
“O Brasil mudou e o mundo está ansioso em conhecer esse novo país, que, além de belezas naturais, cultura, história e gastronomia diferenciada, vem melhorando o ambiente interno, com sólidas políticas econômicas, sociais e sustentáveis. É isso que temos trabalhado nas inúmeras feiras internacionais que fazemos questão de participar e o resultado já vem se traduzindo em números, como os que vimos em fevereiro”, reforçou Sabino.
Recorde chileno
Entre os países emissores, o que registrou maior crescimento em um ano foi o Chile: pulou de 58 mil em fevereiro de 2023 para 93 mil neste ano, uma variação de 77,7%. Em janeiro, o país andino já havia batido o recorde da série histórica até então, com 77 mil visitantes no Brasil, marca que foi novamente superada. Este crescimento vem compensando a queda na chegada de turistas argentinos em decorrência do agravamento da crise econômica no país vizinho. Em fevereiro de 2024 chegaram ao Brasil 307 mil argentinos, 10,7% menos do que os 343 mil de 2023.
O efeito da crise econômica na Argentina também causa reflexo no Chile, que por sua vez tem atuado para compensar a queda da chegada de argentinos com o crescimento de brasileiros. Lá, o recuo na chegada de argentinos, no acumulado de janeiro e fevereiro, foi de 5,1%. Já o aumento na chegada de brasileiros está na ordem de 70%. Na última quarta, Marcelo Freixo, o embaixador do Chile no Brasil, Sebástian Depolo Cabrera, e representantes da companhia aérea chilena Sky Airline anunciaram novos voos ligando a capital, Santiago, a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).
As novas rotas passarão a operar entre junho e julho próximos, e prometem aumentar o fluxo de chilenos. Em outras duas ações de aproximação, a Agência trouxe comunicadores chilenos para conhecerem e divulgarem por lá os destinos brasileiros. Em maio de 2023, dois profissionais do país integraram um grupo de jornalistas da América Latina que visitaram Brasília e Goiás. E neste Carnaval, a Agência trouxe mais dois comunicadores para conhecer a folia em Belo Horizonte e os municípios mineiros de Ouro Preto e Brumadinho (Inhotim).
Destaque francês
Outro país que se destacou entre os principais emissores de turistas para o Brasil foi a França, que saltou de 21.072 visitantes em fevereiro de 2023 para 31.424 neste ano, um aumento de 49,1%. O país é o sexto maior emissor de turistas para o Brasil, o maior do continente europeu. Em 2023, o Brasil recebeu 187 mil turistas franceses, número mais de 43% maior do que o registrado em 2022, quando o total de entradas foi de 130 mil. Em janeiro de 2024, o crescimento na chegada de franceses foi de 29,5%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
A Embratur tem atuado de forma estratégica na reconstrução da imagem do Brasil na França e na reconexão entre os operadores de turismo dos dois países. Em 2023, por exemplo, retomou a participação na principal feira de turismo do país, a TOP Resa, evento em que a Embratur não participou durante os quatro anos do governo passado. A Agência também garantiu presença na feira de turismo de luxo ILTM de Cannes, em dezembro, e realizou a Galeria Visit Brasil em Paris, em outubro.
Antes, em julho, Embratur e Sebrae promoveram uma press trip com cinco jornalistas franceses na Serra da Capivara (PI). Em fevereiro, trouxe outros cinco jornalistas de diferentes veículos do mesmo país para conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro.
Outros mercados
Além de Chile e França, houve crescimento na chegada de turistas dos principais países emissores para o Brasil, como os Estados Unidos, com 68.655, aumento de 12,9%; o Paraguai, com 51.802 (20,8%); Uruguai, com 47.460 (20,8%); e Portugal, com 22.892 visitantes (20,5%).
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.