TURISMO DE AVENTURA

Embratur e ATTA promovem destinos brasileiros de natureza na Europa e Estados Unidos

Planejamento conjunto tem o objetivo de fortalecer o Brasil no segmento e atrair investimentos no setor
Embratur/Divulgação
O coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, divulga destinos de aventura do Brasil no exterior

15/03/24 – A Embratur e a Associação Internacional de Turismo de Aventura (Adventure Travel Trade Association – ATTA) realizaram ações na Europa e nos Estados Unidos com o objetivo de promover o turismo de natureza e sustentável. A parceria entre a Agência e a associação foi retomada em 2023, quando a Embratur voltou a fazer parte da entidade norte-americana referência mundial no turismo de aventura.

As quatro ações trabalhadas até agora, intituladas AdventureConnect, envolveram quatro locais estratégicos para o nosso turismo: dois na Europa (Espanha e Alemanha) e dois nos Estados Unidos (Boston e Washington DC). 

Para o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi, os cerca de 250 representantes do trade turístico especializado puderam participar, nos eventos na Europa e EUA, de debates e networking do segmento. 

“Os eventos de networking nos mercados prioritários para promoção do turismo de aventura brasileiro são fundamentais para reforçarmos a relevância deste segmento no cenário internacional. Realizamos dois encontros nos Estados Unidos e dois na Europa, estes últimos dentro de eventos de grande visibilidade: Fitur e ITB. Promover experiências autênticas do Brasil que tenham comprometimento socioambiental pode gerar oportunidades de negócios para os destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país”, avaliou Persi. 

A parceria entre Embratur e ATTA prevê, além de promover os destinos de natureza e sustentabilidade a mercados estrangeiros,  a criação de um plano de cooperação para produzir e distribuir conteúdo de forma conjunta para públicos interessados no segmento. A ATTA ainda vai realizar ações de capacitação de mão-de-obra e a qualificação de micros e pequenos negócios que atuam no ecoturismo de aventura.

Retomada
A Embratur retomou a parceria com a ATTA, com mais força, em 2023. A reaproximação faz parte de um plano de trabalho que também inclui a recuperação da imagem do país como destino que protege e é potência em destinos de natureza, ecoturismo e aventura.

“A parceria com a ATTA é muito importante do ponto de vista estratégico. O diálogo com os principais players do setor é fundamental para inserir o Brasil nos catálogos internacionais como um dos principais destinos para o turismo de aventura. O turismo de aventura no Brasil também dialoga com outros segmentos, como afroturismo e cultura, além de ter normas de segurança da ISO que são usadas no mundo todo”, comentou Persi.

Outro objetivo da parceria é trazer eventos internacionais da ATTA  para o Brasil, entre eles, o AdventureElevate, em 2025.

 

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.