15/03/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da Aula Magna em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR), na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), no campus USP Leste, na capital paulista, na tarde desta sexta-feira (15). Ele foi convidado para realizar a palestra principal no evento, na qual abordou os desafios do turismo e o papel do setor no desenvolvimento sustentável do Brasil, além de apresentar os resultados no primeiro ano de gestão à frente da Agência.
Além do presidente da Embratur, a mesa do evento foi composta por Glauber Santos (coordenador do PPGTUR), Fabiana Evangelista (vice-presidente da EACH), Marcelo Fantinato (presidente da Comissão de Pós-Graduação da EACH), Grislane Guedes (doutorando do PPGTUR) e Ana Cristina Clemente (diretora de Turismo do Estado de São Paulo).
Freixo destacou que o turismo é estratégico para o projeto de país que precisa ser construído, por ser uma atividade econômica geradora de emprego, renda e sustentabilidade, e por tratar a preservação ambiental e o respeito à diversidade cultural como um valor positivo na promoção internacional do turismo.
“O turismo é solução para um projeto de país. Todos nós temos o desafio de colocar o turismo nesse lugar estratégico, como eixo central de desenvolvimento sustentável. Temos um governo que trabalha pela conservação ambiental, valoriza a diversidade e está recuperando o protagonismo do Brasil no cenário internacional. O turismo nos ajuda a construir o país que queremos e nos permite responder aos desafios que o século XXI apresenta ao mundo”, argumentou. Por isso, segundo o presidente, um dos primeiros atos da atual gestão foi retomar a Marca Brasil, cujo conceito traduz em cores e formas esses princípios.
O presidente da Embratur explicou o potencial do turismo na preservação dos biomas brasileiros. Segundo ele, o setor é alternativa de emprego e renda para famílias que hoje sobrevivem através de atividades que provocam impactos ambientais negativos.
“É importante que a Polícia Federal atue em áreas de garimpo ilegal, por exemplo. Mas também precisamos criar políticas públicas para que atividades como essa deixem de ser a principal fonte de emprego na região. E, neste sentido, o turismo tem um papel estratégico, porque nele a floresta tem mais valor em pé do que destruída”, afirmou.
Freixo também destacou as ações da Embratur na promoção do afroturismo e, através dele, no fortalecimento do afroempreendedorismo, que permite gerar emprego, atrair investimento e valorizar a herança africana no Brasil, o que é essencial para combater o racismo.
“Não é possível falar do Brasil sem falar da África. Quando falamos de afroturismo, estamos tratando de gastronomia, ecoturismo, música, dança, cultura, religiosidade, festa, como o Carnaval. Diante desse potencial, criamos uma coordenação para cuidar da promoção das experiências afrobrasileiras para o mundo”, ressaltou.
Segundo o presidente, essas ações precisam estar conectadas com a produção de conteúdo acadêmico. “Temos que aproximar a produção acadêmica com o mundo das políticas públicas. A academia não pode estar isolada e a gestão pública não pode deixar de ouvir a academia. A Embratur está de portas abertas para as universidades, criando uma série de parcerias estratégicas, para fomentar a inovação, melhorar a experiência de quem nos visita e tornar os nossos destinos mais competitivos internacionalmente”, explicou.
Freixo concluiu reafirmando que o turismo nos ajudará a construir o Brasil que queremos deixar para os nossos filhos e netos. “A gente trabalha para que o Brasil seja bom para quem nos visita e para os próprios brasileiros. Não queremos dois Brasis. Quero falar do Brasil para o mundo e me emocionar, falar de turismo e me inspirar, porque o nosso desafio não é somente tornar nosso turismo mais competitivo, nosso desafio é maior construir o futuro”, concluiu.
Encontro com GRU Airports
Pela manhã, Marcelo Freixo esteve no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde se reuniu com João Pita, diretor comercial da GRU Airports, e Julia Orrico, gerente de Negócios Aéreos. A GRU Airports é a concessionária que administra o terminal, que é o maior do Brasil.
O presidente da Embratur e os representantes da empresa conversaram sobre ações conjuntas para atrair mais voos para o Brasil, melhorar a experiência dos turistas internacionais no aeroporto e fomentar a sustentabilidade no local.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.