02/04/2024 – É importante que o trade turístico dos municípios faça o exercício de olhar para os destinos locais sob a ótica do turista internacional, como forma de melhorar a recepção e a experiência desses visitantes. Quem propõe este exercício é a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, que falou sobre o assunto durante a abertura da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo, promovida pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), que reúne os secretários municipais de turismo do Brasil e tem apoio da Agência. Jaqueline representou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, no encontro.
O evento começou na manhã desta terça-feira (2) e segue até esta quarta (3) no auditório do Ministério do Turismo (MTur), em Brasília. Além de sugerir a experiência, Jaqueline Gil destacou o trabalho feito pela Embratur e pelas prefeituras para melhorar a promoção de destinos no exterior, atrair mais turistas internacionais e aumentar o ticket médio diário desses visitantes.
“Não é um exercício muito comum, eu sei. Principalmente nos municípios com menor experiência e números, mas é necessário que a gente, enquanto país, entenda que a internacionalização do nosso turismo é essencial para a gente crescer com qualidade”, explicou.
“Para aumentarmos esse ticket, há um sistema complexo. Mas o que está no domínio dos municípios, dos prestadores de serviço, da iniciativa privada e da pública, é a qualidade do nosso produto, das experiências que a gente organiza e coloca para os turistas, sejam brasileiros ou estrangeiros. Olhe para o município como se você fosse um visitante estrangeiro desprovido de um CPF e de facilidades. Como é a experiência quando esse estrangeiro chega nos municípios e não entende nada das placas, mas decidiu investir suas férias, seu tempo mais nobre, nesse local?”, perguntou, chamando para a reflexão.
Jaqueline Gil também convidou os presentes para conhecerem o edital do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), voltado principalmente para municípios que ainda não tenham rotas internacionais em seus aeroportos. O projeto é uma parceria da Embratur com o MTur e o Ministério de Portos e Aeroportos e funciona com recursos financeiros do Fundo Nacional de Aviação Civil.
“Isso é inédito. Queremos fomentar São José da Costa Rica-São Luís (MA), Bogotá-Santarém (PA), Cidade do México-Foz do Iguaçu (PR), rotas que não existem e que nos tiram do eixo tradicional e reduzem a emissão de CO2”, mencionou.
Outro ponto destacado foi o recorde de divisas internacionais registrado pelo Banco Central em 2023, de US$ 6 bilhões (R$ 34,5 bilhões), valor maior que o de 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil.
Por último, a diretora citou a importância de um enfoque mais forte no público feminino. Ela lembrou que dois terços dos viajantes internacionais do mundo são mulheres. “Também são elas que tomam 80% das decisões sobre para onde viajar com a família ou grupos de amigos. No segmento de luxo, esse número sobe para 87%. E nós queremos chegar nessas decisoras”, afirmou.
Unidade e protagonismo
O vice-presidente da Anseditur e secretário do Turismo de Grão Mogol (MG), Ítalo Mendes, destacou, em sua fala, a importância da marcha para promover o debate, aproximar os municípios da Embratur e do MTur, e fortalecer o sistema nacional de turismo.
“Para a construção de políticas de turismo, é muito importante esse alinhamento entre as políticas municipais, estaduais e nacionais. Isso é fundamental para transformarmos os destinos turísticos brasileiros, ter novos destinos e produtos, e transformar o turismo em oportunidade, geração de emprego e renda”, disse.
Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, Carlos Henrique Sobral, destacou que a pasta trabalha para que o turismo ganhe maior protagonismo na política nacional.
Segundo ele, o ministério tem mais de 800 obras em execução no Brasil e está levando programas como o Cadastur e Fungetur direto para os municípios, além de trabalhar em parceria com a Embratur na promoção internacional do país. “O MTur vive um momento ímpar com o ministro Celso Sabino em seu trabalho diário, para que o turismo possa retomar o protagonismo”, afirmou.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, por sua vez, ressaltou a importância dos municípios no fortalecimento do turismo em todo o Brasil. “Somos uma plataforma de desenvolvimento econômico e social muito importante. Venham, interajam, troquem experiência. Se não tivermos união, propostas, dificilmente vamos avançar”, recomendou.
Municípios e destinos
Entre as ações que a Embratur promove junto aos municípios está o Workshop Conexão Embratur, em parceria com o Sebrae. O projeto é voltado justamente para a profissionalização e o fortalecimento de trades turísticos das cidades brasileiras com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil. Uma das cidades que recebeu o projeto foi Aracaju (SE). O secretário de turismo da capital sergipana, Jorge Fraga, destacou a importância da presença da Agência na região. “O turismo se faz nos municípios, e a presença e o diálogo da Embratur e do MTur tem sido muito importante, principalmente da Embratur”, afirmou.
Ainda de acordo com Fraga, o trabalho de conectividade aérea que a Agência está promovendo em parceria com o MTur e Portos e Aeroportos é “fundamental”. Sobre a marcha, o secretário acredita que é uma oportunidade de “buscar um diálogo permanente entre secretarias municipais de turismo, a Embratur e o ministério”. “É essa conectividade que precisamos para fortalecer as políticas públicas para o fortalecimento do turismo”, concluiu.
A secretária de cultura e turismo de Campo Novo do Parecis (MT), Carla Rocha, destacou que a presença da Embratur nos municípios ajuda a indicar quando as estratégias locais estão na direção correta. “Estamos com o mesmo objetivo [que a Agência]: aumentar o ticket médio e a permanência do turista em cada região. Em Campo Novo do Parecis, desenvolvemos o etnoturismo, um turismo feito em aldeias indígenas, de altíssimo nível, e buscamos o público estrangeiro que valoriza essas tradições e essa cultura local”, detalhou.
A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global!
A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.
Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.
O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo. Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.
O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.
Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.