PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Ao Sebrae, Embratur apresenta plano de promoção do turismo internacional na Amazônia

“Queremos que o mundo venha visitar a Amazônia”, afirmou o presidente da Agência, Marcelo Freixo, ao lembrar que o pedido de investimento na região veio do presidente Lula

Renato Vaz/Embratur
Reunião entre Embratur e Sebrae abordou caminhos para melhorar turismo internacional na Amazônia

05/06/24 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, nesta quarta-feira (5), quando apresentou diversas propostas de trabalho para a promoção internacional da Amazônia ainda em 2024. Freixo esteve acompanhado da diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil; do diretor de Gestão e Inovação, Roberto Gevaerd; do gerente de Mercados e Eventos Internacionais, Bruno Reis, e da gerente de Projetos Especiais, Marina Arruda. 

Segundo o presidente da Embratur, o plano de ações voltado à região amazônica é um pedido do presidente Lula e se tornou um dos eixos da Agência neste ano.

“Aproveitando os nossos números, o nosso recorde no primeiro quadrimestre de 2024, o valor das entradas de divisas internacionais no turismo que teve o melhor resultado da série histórica, vamos pensar na Amazônia como eixo das nossas ações. O presidente Lula nos cobrou um trabalho de promoção turística na região e a gente quer que, não só o Brasil visite a Amazônia, mas que o mundo venha visitar a Amazônia”, declarou.

Freixo enfatizou também que a Agência irá atuar, ainda mais, na promoção do turismo de base comunitária e de natureza na região, e que este não é apenas um debate sobre economia e sustentabilidade. 

“O que se discute sobre ações de sustentabilidade no turismo não diz respeito só ao meio ambiente. Tudo se remete ao debate da democracia, do desenvolvimento e das políticas públicas”, completou. 

A Embratur apresentou à equipe do Sebrae Nacional 54 sugestões que trazem a Amazônia como tema. Entre elas estão acordos de Cooperação Técnica (ACT) com empresários da região amazônica; observatórios regionais com dados importantes para o setor como empregos, visitação, ocupação hoteleira e origem dos turistas; acordo entre a Agência e a Latam com a intenção de ampliar a conectividade aérea para a Amazônia e conteúdo sobre a região nos voos, além de ACT que estabelece um Fundo Constitucional com a Caixa Econômica Federal que promove o turismo de base comunitária na região amazônica.

Aproveitando a realização da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos EUA, a Embratur planeja para setembro uma edição da Galeria Visit Amazônia, além de outras campanhas promocionais da Amazônia no país norte-americano. Eventos como Sustainability Week, em Manaus; ABETA Summit 2024, 21º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, e uma Mostra Internacional de Filmes também estão programados para este ano.