CAPACITAÇÃO

Embratur promove capacitação de agentes de viagens espanhóis associados à ACAVE

Objetivo do treinamento online foi apresentar “um novo olhar sobre o Brasil”, como definiu a assessora de Mercados Internacionais da Embratur, Raíssa Neumann
Divulgação/Embratur
Raíssa Neumann, assessora de Mercados Internacionais da Embratur, ministra treinamento para agentes de viagens espanhóis

06/06/24 – A assessora de Mercados Internacionais da Embratur, Raíssa Neumann, participou, nesta quinta-feira (6), de uma capacitação com 20 associados da Associação Corporativa de Agentes de Viagens Especializados (ACAVE). O objetivo do treinamento online, fruto de parceria entre a Agência e a associação, foi reposicionar o Brasil a partir de produtos turísticos, para além de sol e praia, nas prateleiras do turismo internacional. 

Segundo Raíssa Neumann, os associados da ACAVE são agências relevantes no mercado espanhol e, como consequência, a oferta de destinos fica mais criteriosa. Ela afirma ainda que ser membro de uma associação de agentes de viagens aproxima o Brasil do trade internacional, além de promover o país para parceiros relevantes do mercado.

“Esses associados passam por diversos critérios para entrarem na ACAVE. A eles fizemos uma apresentação bem ampla, trazendo um novo olhar sobre o Brasil, passando por cada bioma e como a natureza brasileira influencia cada destino turístico nas diferentes regiões do país”, pontuou.

Retomada
A Embratur voltou a fazer parte da ACAVE no ano passado. Além da associação espanhola, a Agência oficializou, em 2023, o retorno à condição de membro de outras associações internacionais de operadores como a Associação Latino-Americana de Viagens (LATA) e o Arge LA – Grupo de Trabalho América Latina. A Embratur também estreou na associação do Canadá (CATO – Associação Canadense de Operadores Turísticos), da França (COTAL – Confederação de Organizadores de Turismo de América Latina), do Uruguai (Associação Uruguaia de Agências de Viagens) e da Noruega (ANTOR). 

“A reconexão do Brasil a essas associações é um marco significativo. É uma das prioridades de nossa gestão, pois fortalece a posição do país no mercado internacional, amplia a geração de negócios e nos dá acesso a dados e novas oportunidades para promover nossos atrativos nos países prioritários”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.