18/06/24 – O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, integrado pelo coordenador e pela supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi e Rafaela Lehmann, escolheu os candidatos à premiação da temporada 2024/2025. Ao todo, 38 praias e 11 marinas serão recomendadas ao Júri Internacional. A decisão final sairá em setembro, em Copenhague, na Dinamarca. O resultado está previsto para ser divulgado em outubro, e a cerimônia de entrega nacional da Bandeira Azul acontecerá no dia 1º de novembro.
O prêmio Bandeira Azul é reconhecido mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. A supervisora de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Rafaela Lehmann, avaliou a participação da Agência no Júri Nacional como uma forma de atrair mais turistas aos destinos brasileiros ambientalmente responsáveis.
“Fazer parte do Júri Nacional desta importante premiação reforça o compromisso da Embratur na promoção de um turismo mais responsável, onde as boas práticas de qualidade, gestão e sustentabilidade devem ser reconhecidas e evidenciadas levando, assim, um Brasil mais compromissado para as prateleiras do turismo internacional”, afirmou a supervisora.
Das 38 indicações, cinco novas praias concorrem pela primeira vez: Praia de Tucuns, em Búzios (RJ); Praia Lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo (RJ); Praia Central, em Balneário Piçarras (SC) e Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos (SC). Além disso, as praias da Bacia da Vovó e da Saudade, em Penha, retornam após terem perdido a bandeira e entrarem na disputa neste ano. Na temporada passada, 42 locais receberam o selo, sendo 31 praias e 11 marinas.
O Júri avaliou 38 critérios para a indicação à certificação, incluindo qualidade da água, gestão ambiental e patrimonial, segurança, serviços e educação e informação ambiental. As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa.
Além da Embratur, compõem o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil: Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA).
Confira abaixo a lista das praias e marinas pré-selecionadas:
Renovações:
Primeira temporada:
Marinas:
Renovações:
Primeira Temporada:
Melhores praias
Em fevereiro deste ano, a prestigiada votação do Prêmio Travellers’ Choice – Os melhores dos melhores de 2024, feita junto aos usuários da plataforma online Tripadvisor, elencou vários destinos brasileiros, com destaque para a lista de Melhores Praias da América do Sul, que teve o pódio todo preenchido pelo Brasil. No Top 10, cinco são brasileiras.
Os turistas elegeram a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, como a Melhor Praia da América do Sul e a 17ª do mundo. A Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas (PE), e a Baía dos Golfinhos, que fica na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha (PE), ocupa a quinta posição, e a Praia do Espelho, em Trancoso (BA), foi considerada a nona melhor sul-americana.