AUDIOVISUAL

Embratur auxilia projeto de criação de film commission em Santa Catarina

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, se reuniu com deputada Carla Ayres, que pediu auxílio para trabalhar na construção de um órgão facilitador de produções audiovisual para a capital catarinense
Renato Vaz/Embratur
Freixo e o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, entregaram para Carla Ayres o estudo feito pela Agência sobre as film commissions no Brasil

09/07/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a deputada federal Carla Ayres (PT-SC), nesta terça-feira (9), na sede da Agência. No encontro, a parlamentar solicitou auxílio na criação de uma film commissions para Florianópolis, com o objetivo de promover atrativos e destinos da cidade por meio de produções de audiovisual. 

A Embratur tem investido no audiovisual como estratégia de promoção dos destinos brasileiros no exterior e atua na criação de uma film commission federal com o objetivo de atrair gravações internacionais, desenvolver a indústria do audiovisual, gerar empregos e fortalecer a imagem do Brasil na vitrine internacional. 

Freixo e o supervisor de Audiovisual e Economia Criativa da Embratur, Christiano Braga, entregaram para Carla Ayres o estudo feito pela Agência sobre as film commissions no Brasil e também informaram sobre um projeto de lei em debate no Congresso que regulamenta um sistema brasileiro de film commissions.

O presidente da Agência também lembrou que, em agosto, haverá um fórum de film commissions de todo o país em Fernando de Noronha. Ele sugeriu que Carla Ayres participasse do evento. Outro ponto que Freixo destacou foi a importância da criação de uma film commission nacional.

“Temos 23 film commissions no Brasil. A maioria delas é municipal. A film commission federal que a Embratur vem defendendo é importante porque ajuda em questões que, muitas vezes, não cabem aos estados ou municípios. A história recente mostra esses órgãos e o turismo funcionando muito bem juntos ao redor do mundo, tendo o audiovisual como promotor de destinos”, afirmou o presidente.

Já Christiano Braga destacou que a criação de órgãos locais é fundamental para o fortalecimento desse debate. “É muito importante, para além da Embratur, articular com as diferentes instâncias de governo a criação de uma film commission federal, que estados e municípios invistam em film commissions locais, transformando seus territórios em locais film friendly capazes de atrair produções nacionais e internacionais”, disse.

Potencial turístico

No encontro, Carla Ayres explicou que Santa Catarina tem muitas potencialidades turísticas e econômicas que podem ser bem exploradas pelo audiovisual. “Temos toda uma rede de produtoras de audiovisual independentes, de médio e de grande porte e existe algo fenomenal em Santa Catarina que é uma diversidade de paisagens, de povos, e econômica que pode gerar esse atrativo para o turismo, para a economia e para a cultura”, afirmou. 

A deputada aproveitou o encontro para convidar o presidente Marcelo Freixo para participar do encontro das Escolas de Samba de Florianópolis, em setembro. O evento reúne negros, indígenas, quilombolas e periféricos que fortalecem a cultura popular da cidade, a partir das escolas de samba e desfiles locais. O evento, de acordo com Ayres, tem grande potencial turístico e econômico.