Presidente da Embratur e ministro do Turismo alinham ações de promoção turística com o embaixador dos EUA no Brasil

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em reunião nesta quarta-feira (5/5) com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Ações conjuntas para o aumento no número de turistas norte-americanos no Brasil, como a liberação da entrada no país apenas com a carteira de habilitação, a solução de entraves para melhorar a circulação de cruzeiros na costa brasileira, e a ampliação de voos diretos e a divulgação de dados sobre a segurança turística nacional, foram os temas tratados.

Durante a conversa, Todd Chapman parabenizou a iniciativa do governo federal da retirada de vistos para os norte-americanos. Segundo ele, a medida aumentou o interesse desses turistas em visitar o Brasil, já que eles não costumam ir à países que exigem o documento. Na oportunidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentou a intenção do governo brasileiro de permitir a entrada desses turistas no país apenas com a apresentação da carteira de motorista.

Outro assunto discutido foi a solução de entraves para uma melhor circulação de cruzeiros no litoral brasileiro. Segundo Machado Neto, o Ministério do Turismo e a Embratur tem trabalhado para sanar esses impasses. Chapman pontuou, ainda, a necessidade de rever os impostos do segmento. Para ele, os navios não ficam mais tempo no Brasil para não pagar impostos, atracando em outros países.

A segurança turística também foi pauta da reunião entre o ministro e o embaixador americano. Machado Neto destacou que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relatórios dos níveis de segurança de alguns destinos brasileiros e afirmou que, assim que tiver retorno da Pasta, irá repassar à Chapman para divulgação nos Estados Unidos, como forma de atrair estes visitantes. A Embratur também atua para aumentar os níveis de segurança junto ao MTur. O diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Silvio Nascimento, também participou da reunião.

ISENÇÃO DE VISTOS – Entre os meses de junho e dezembro de 2019, o número de turistas norte-americanos no país cresceu 14,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Quantitativamente, o EUA foi o país que mais trouxe novos turistas para o território brasileiro nesse período: 34.932 visitantes a mais. Vigente desde 17 de junho de 2019, a facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor. Quando o Brasil adotou o visto eletrônico para facilitar a entrada de turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão foi registrado um incremento de 15,73% na chegada de visitantes dessas nacionalidades. De acordo com o perfil de gastos e permanência desses viajantes, trata-se de um incremento de R$ 450 milhões na economia.

 

*Com informações do Ministério do Turismo

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.