O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, acompanhou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em uma live com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) sobre o momento vivido pelo setor do Turismo. A videoconferência, chamada de “Roberto Bem Perto”, foi realizada nesta terça-feira (13/4), divulgada nas redes sociais do senador, e retransmitida por 24 rádios e 16 emissoras de TV.
Na oportunidade, o ministro do Turismo salientou o potencial turístico do estado do Maranhão e disse que o Governo Federal está comprometido em ajudar a divulgar as belezas do estado. “Estive esse ano em Riachão no Maranhão, mergulhei na Lagoa Azul, estive nas Cachoeiras de Balsas, conheci o Maranhão do Agroturismo também. Antes já estive na capital São Luís, muito famosa pela sua cultura e pelo reggae. Vou conhecer, a convite do senador, a Rota das Emoções, os Lençóis Maranhenses”, disse.
Logo após a fala inicial do ministro, o presidente Carlos Brito indicou que a Embratur segue o trabalho de promoção dos destinos turísticos brasileiros dentro do território nacional até o final de junho, quando voltará a operar no exterior, atendendo a Lei 14.002/2020 que determina que a Agência atue exclusivamente no Brasil até seis meses após o fim do decreto de estado de calamidade pública. “Agradeço o convite para tratarmos dessa situação que o mundo vive hoje. A Embratur não parou na pandemia e continua apoiando a promoção dos destinos, junto do Ministério do Turismo e do ministro. Sabemos que estamos num momento difícil, mas juntos somos fortes “, afirma Carlos Brito.
O senador Roberto Rocha leu algumas perguntas enviadas pela sua audiência. Um dos questionamentos foi sobre as ações tomadas pelo Governo Federal para mitigar os problemas causados pela pandemia de Covid-19. “O governo tomou muitas ações para manter os empregos do setor durante a pandemia. O maior capital que uma empresa tem é o seu capital humano. Por isso, foi garantido o pagamento do auxílio emergencial, a flexibilização da jornada de trabalho e a suspensão temporária dos contratos de trabalho como as primeiras medidas. Depois, garantimos o direito do consumidor com a Medida Provisória do ‘não cancele, remarque’. E, para as empresas, disponibilizamos R$ 5 Bilhões para ajudar no fluxo de caixa. O acesso ao crédito é permitido para os inscritos no Cadastro Geral do Turismo (Cadastur), e repassado por 29 instituições financeiras”, detalhou o ministro.
Sobre a promoção internacional dos destinos brasileiros no cenário pós-pandemia e como a Embratur pretende promover atrativos do Maranhão como a Chapada das Mesas e os Lençóis Maranhenses, o presidente da Embratur, Carlos Brito, ressaltou que, a partir da volta da atuação internacional após julho de 2021, a Embratur deverá participar de feiras do setor e realizar campanhas de divulgação do Brasil no exterior. “Queremos levar os destinos do Maranhão aos nossos estandes nas feiras, para apresentarmos informações importantes sobre o destino. Contamos com o senador para isso, pois queremos que o Brasil passe dos 6 milhões de turistas estrangeiros que costumam vir ao Brasil. Nossa campanha para o turismo interno, durante a pandemia, para os brasileiros, teve o mote “ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível”, para que pudéssemos incentivar o turismo de proximidade”, explicou.
Para finalizar a live, o ministro do Turismo ainda explicou a importância do Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo “Chegamos a receber moção de aplauso da Organização Mundial do Turismo por essa iniciativa e fomos um dos primeiros 10 países do mundo a tomar essa medida. No Maranhão, já foram 430 selos emitidos e 29 mil em todo o Brasil. Para solicitar o selo, basta se cadastrar no Cadastur, no site do Ministério do Turismo, seguir as orientações, e declarar atender os pré-requisitos determinados. O selo é importante por garantir a confiança dos turistas para que o turista se sinta seguro”.