Embratur e Ministério do Turismo realizam reunião com o Trade para tratarem de ações de recuperação do setor

O presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Carlos Brito, e o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniram nesta sexta-feira (26) com o G20+ do turismo brasileiro, grupo formado pelas 20 principais associações do trade turístico nacional. Durante a reunião, foram alinhadas medidas de atuação para ajudar o setor na recuperação dos impactos causados pela pandemia do coronavírus.

Na videoconferência, o ministro Gilson Machado explicou o funcionamento e a relevância para o setor turístico do aplicativo ConecteSus, uma plataforma online mantida pelo Ministério da Saúde que oferece diversos serviços para usuários do sistema de saúde pública e será usada como uma espécie de passaporte digital. Dentre as funcionalidades, destacam-se o registro de todas as vacinas tomadas pelo usuário, a fabricante do imunizante e o local de aplicação.

A presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências Viagens), Magda Nassar, destacou a relevância do aplicativo para reunir informações sobre a vacinação no Brasil e colocou o Trade à disposição para ajudar. “É uma ferramenta essencial para nós do turismo e o G20 está super disposto a auxiliar nesse processo”, declarou, agradecendo as medidas adotadas pelo MTur para socorrer o setor na pandemia.

Além das autoridades mencionadas, participaram da reunião, o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, o Diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Sílvio Nascimento, a Diretora de Qualificação do Turismo, Andrea de Souza Pinto, a Gerente de Relações Institucionais e Imprensa da Embratur, Adriana de Lucena, o Gerente de Unidades no Exterior, Heitor Kadri, o Assessor Internacional da Presidência da Embratur, Rafael Luisi, o Chefe da Assessoria Especial do Ministro, Mateus Martins e os representantes da ABIH, BRAZTOA, ABAV, ABRACORP, ABEOC, ABRAPE, ADIBRA, BLTA, CLIA, FBHA, FOHB, Resorts Brasil, SINDEPAT e UNEDESTINOS.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.