Presidente da Embratur e Ministro do Turismo prestigiam a eleição da nova diretoria da Anseditur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (30/3), da 13ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo). Na ocasião, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto também acompanhou a reunião, realizada via videoconferência, para marcar a eleição da nova diretoria da Associação.

Ao saudar os 71 secretários e dirigentes municipais de Turismo que prestigiaram a reunião, o ministro Gilson Machado ressaltou o trabalho do novo presidente da Anseditur, Ângelo Thurler, secretário de Canela/RS. “Estive recentemente em Canela e vi o excelente trabalho realizado por lá. Queremos ter ainda mais proximidade com a Anseditur para ajudar os municípios a superar os trâmites burocráticos, a fazer capacitação e a melhorar o seu fluxo de caixa. Como fazemos a cada dois anos, vamos remodelar o Mapa do Turismo Brasileiro e estarmos juntos aos municípios é importante também para mantermos o maior bem de capital das empresas, que é o capital humano”, salientou.

Mencionando que o Brasil deverá ter destaque na retomada das atividades turísticas, o ministro apresentou dados do Google que indicam o turismo de natureza como o mais procurado neste momento. Também ressaltou o trabalho do governo federal para garantir vacinação contra a Covid-19. “Nosso país vai se sobressair na captação de turistas. Temos demanda reprimida e todos querem sair dessa tristeza. Já passamos de 34 milhões de doses fornecidas aos estados brasileiros e já estamos criando passaporte para imunizados”, explicou. “Estive com o presidente Jair Bolsonaro e vemos uma luz no fim do túnel. Vamos vacinar 2,5 milhões de brasileiros por dia em breve e, em poucos dias, devemos passar a Inglaterra e seremos o quarto país que mais vacina no mundo”, completou.

O ministro lembrou também da distribuição, pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, de R$ 3 bilhões em socorro ao setor cultural para minimizar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O recurso foi repassado a mais de 4 mil municípios brasileiros (75%), que indicaram projetos para emprego da verba, e as 27 unidades da federação. A estimativa é de que cerca de 700 mil profissionais do setor sejam beneficiados.

Em resposta ao ministro Gilson Machado Neto, o atual presidente da Anseditur, Jair Galvão, que está deixando o cargo, parabenizou o governo federal e a Embratur pelo excelente trabalho realizado em apoio ao setor do Turismo. “As linhas de créditos disponibilizadas pelo governo federal são fundamentais, como a ação recente de R$ 500 milhões via Fungetur para o Banco do Nordeste. O apoio ao fortalecimento dos pequenos empreendedores tem sido fundamental. Assim como fizemos ano passado, com o apoio do governo federal vamos sair dessa e voltaremos ainda melhores”, disse. “Agradeço o presidente Carlos pelo apoio aos municípios. A Embratur desempenha papel importantíssimo de alavancar nossos destinos”, reconheceu. Carlos Brito agradeceu e afirmou a Embratur quer fortalecer sua atuação regional. “Estamos à disposição para receber os representantes da Anseditur e materiais de divulgação dos municípios, para fazermos o trabalho de promoção alinhados aos dirigentes locais”, disse.

A sede da Anseditur está localizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A nova direção foi eleita em chapa única e é presidida por Ângelo Sanches Thurler, secretário municipal de Canela/RS. Ele será acompanhado dos seguintes componentes: vice-presidência: Maria Claudia Dubeux de Paula Figueiredo Batista – secretária municipal de Recife/PE; financeiro: Júlio Oliveira – secretário de Turismo de Cairu/BA; Relações Internacionais: Miguel Calderado Giacomini – secretário municipal de São Paulo/SP; diretor institucional: Ítalo Oliveira Mendes – secretário municipal de Grão Mogol/MG; Marketing: Cristiano Beraldo – secretário municipal do Rio de Janeiro/RJ; diretor Norte: Alonso Oliveira de Souza – presidente da Manauscult – Manaus/AM; diretor Nordeste: Marcelo Martins Eulálio – secretário municipal de Teresina/PI; diretora Sul: Tatiana Turra Korman – secretária municipal de Curitiba/PR; diretor Centro-Oeste: Valdery José da Silva Junior – presidente da Agetur – Goiânia/GO; diretora Sudeste: Joana Maria Coelho – secretária municipal de Santa Maria/MG.

Pela Embratur, participaram também da reunião com a Anseditur o diretor de Marketing Inteligência e Comunicação da Embratur, Silvio Nascimento; o Assessor da Presidência, Rafael Luisi; e o gerente de Unidades de Unidades no Exterior e Processos Administrativos, Heitor Kadri.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.