Novo voo entre Buenos Aires e Brasília será operado a partir de 5 de abril

Brasília, a capital do Brasil, e Buenos Aires, a capital da Argentina, terão quatro voos direto semanais a partir do dia 5 de abril de 2022. O anúncio foi realizado em evento na Embaixada da Argentina em Brasília, nesta quinta-feira (10/3), pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Inframerica, Embaixada da Argentina e Aerolíneas Argentinas, e contou com a presença do gerente de Unidades no Exterior e Assessoria Internacional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Heitor Kadri, representando o presidente da Agência, Carlos Brito.

De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a companhia aérea Aerolíneas Argentinas, que não operava em Brasília desde 2016, irá oferecer voos saindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek para toda Argentina às terças e sábados, às 21h50, e quartas e domingos, às 8h45. As chegadas do voo na capital federal serão às terças e sábados, com pousos às 20h45, e nas quartas e domingos, às 7h20. O voo direto de Brasília, com duração de três horas e meia, pousará no aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), terminal aéreo central de Buenos Aires.

Convidado a usar a palavra durante o evento de anúncio do novo voo, Heitor Kadri lembrou que a Argentina é o país que mais emite turistas ao Brasil, o que inclusive ocorreu durante a pandemia, com restrições impostas globalmente contra a disseminação da Covid-19. “Recebemos 1,9 milhão de argentinos em 2019 e, em 2020, foram 900 mil. Estamos plenamente prontos para voltar a recepcionar os nossos vizinhos na mesma ou até em maior quantidade do que em 2019 e este voo com frequência de quatro vezes por semana entre Buenos Aires e Brasília será importantíssimo para isso”, disse. O avião escolhido para esta rota é o modelo Boeing 737-700, com 120 assentos de classe econômica e 8 lugares premium.

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek é um dos principais centros de conexão de voos domésticos do Brasil e se tornará um ponto importante para os passageiros vindos da Argentina em viagem para outros destinos brasileiros e também internacionais. Há voos diretos de Brasília para Lisboa (TAP), Panamá pela (Copa Airlines) e Cancún (GOL).

“Com toda a responsabilidade que o momento exige, o Distrito Federal e o Brasil estão ansiosos para receber os argentinos e demais turistas durante a nossa alta temporada de verão e durante o ano todo. O aumento da malha aérea aqui no Aeroporto Juscelino Kubitschek é um grande sinal, visto que é bastante comum que escalas para outros destinos sejam feitas aqui em Brasília. Além do segmento de Sol e Praia, favorito dos argentinos, fica o convite para também conhecerem nossa belíssima capital federal”, salientou gerente de Unidades no Exterior e Assessoria Internacional da Embratur.

Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, “ter mais este voo internacional disponível amplia as possibilidades de forma significativa da visita de mais turistas estrangeiros em nossa cidade. Essa é uma grande conquista, fruto de esforços concentrados ente estes parceiros. Estamos lutando por esses voos desde que assumi a Setur/DF”, disse.

Participaram do evento o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli; o vice-Governador do Distrito Federal, Paco Britto; o Chefe da Assessoria Internacional do Ministério do Turismo do Brasil, Jorge Kadri; o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa; o vice-presidente da Inframérica, Juan Djedjeian e diretor Comercial, do Planejamento e Gerenciamento de Rotas da Aerolíneas Argentinas, Fabián Lombardo.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.