Lançamento Would You Like MTUR

Método “Would You Like” para capacitação de operadores turísticos é lançado pelo MTur com a presença do presidente da Embratur

O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, participou, nesta terça-feira (29/3), do lançamento do curso “Would You Like”, método do Ministério do Turismo que vai capacitar operadores turísticos de todo o país em noções de língua inglesa. Desenvolvido pelo empresário Leonardo Leão, de Manaus (AM), o método foi doado sem ônus ao MTur e permitirá que trabalhadores com baixa escolaridade aperfeiçoem a comunicação junto a visitantes internacionais.

O órgão vai disponibilizar no seu canal no YouTube vídeos de curta duração e extremamente didáticos, destinados a profissionais de diferentes segmentos turísticos que atuam na linha de frente do atendimento a estrangeiros. “Como o país precisa de pessoas como você, Leonardo. Se todo o empresário brasileiro divulgasse o Brasil como você faz, teríamos um turismo ainda mais forte. Através do YouTube podemos capacitar as pessoas. Esse é um método para tentar diminuir a maior carência que o turismo brasileiro tem com o estrangeiro, que é a língua, que todo mundo fala disso reclamando lá fora”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Aos conselheiros do Conselho Nacional do Turismo (CNTur) presentes ao evento, o ministro detalhou que busca “desatrapalhar quem gera emprego”e detalhou que o número de hotéis em construção no Brasil, principalmente nos destinos de Natureza, que estão sendo especialmente procurados no pós-pandemia. Na quarta-feira (30/3), dia seguinte ao evento de lançamento di “Would You Like”, está marcada reunião do CNTur.

Ao usar a palavra, Leonardo Leão, de Manaus (AM), presidente da Associação dos Operadores de Barcos de Turismo da Amazônia, indicou que o método lançado pelo MTur foi apresentado ao ministro Gilson Machado Neto ainda enquanto atuava como presidente da Embratur. “Sou do Amazonas e a Amazônia ainda é mais de interesse de estrangeiros do que de brasileiros, por isso precisávamos capacitar o operador local para lidar com o turista estrangeiro. Este governo comprou nossa ideia e quero agradecer a coragem do ministro, a Embratur, e dar parabéns por acreditarem em nosso país e buscarem iniciativas como esta. Que este material sirva para mudar a vida de muita gente”, disse.

Para o presidente da Embratur, o método “Would You Like” fará grande diferença para que a experiência turística no Brasil seja ainda melhor para o turista estrangeiro. “Estou certo que esta iniciativa é histórica e demonstra o quanto o Ministério do Turismo e a Embratur se preocupam com o desenvolvimento do nosso turismo, buscando soluções para situações onde precisávamos avançar. Parabéns a todos pela disponibilização deste método”, afirma Carlos Brito.

As peças do curso disponíveis no endereço https://www.youtube.com/MinisteriodoTurismo também serão enviadas para o mailing do Cadastur, o cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos. O curso “Would You Like” tem como público-alvo categorias a exemplo de artesãos, garçons, comerciantes de rua de alimentos e bebidas, comerciantes de mercados municipais, condutores turísticos, condutores de turismo náutico, condutores de pesca esportiva, profissionais de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), bugueiros, atendentes de quiosques de praia, taxistas, motoristas de aplicativos e funcionários de meios de hospedagem.

Também participaram do evento desta terça-feira o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro; o secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo; e o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, entre outros representantes do MTur, da Embratur e do trade turístico nacional.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.