No último dia da feira, Agência fez reuniões em busca de parcerias para incentivar o turismo entre os países
No último dia de programação da 40ª Borsa Internazionale del Turismo (BIT Milano), em Milão, na Itália, a Embratur realizou encontros com operadores de turismo na Europa. O objetivo foi desenvolver parcerias para aumentar o tráfego de turistas europeus no Brasil, sobretudo com acréscimo do número de voos oferecidos entre os países – atualmente, a frequência é de três voos semanais com rota São Paulo-Milão.
Nesta terça-feira (12/04), o chefe da assessoria internacional da Embratur, Heitor Kadri, representando o presidente da entidade, Silvio Nascimento, encontrou com representantes da eDreams, KKM Group e Del Bianco para seguir atraindo mais turistas estrangeiros ao Brasil.
Após o debate com a Embratur, Gianluigi Bazzini, Head of Media Services da eDreams na Espanha, Itália e Portugal, afirmou que fará contato com a companhia aérea com mais de 20 milhões de clientes na Europa para fortalecer a rota Brasil-Itália.
Outro encontro importante para incentivar a atividade no Brasil ocorreu com o Operador de Turismo do Grupo KKM e Agente de Vendas Oficial de experiências da Fórmula 1 na Itália, Giorgio Bestetti. No estande do Brasil na BIT Milano, ele discutiu estratégias para incrementar o turismo italiano no Brasil por meio da criação de pacotes de viagens e experiências que podem ser utilizadas in loco. “Este é um excelente momento, graças também à abertura das fronteiras na Itália”, reforçou Bestetti.
Já Andrea Cani, presidente do Grupo KKM, afirmou que a CONFAPI Turismo (Associação de pequenas e médias empresas italianas) já tem planejado iniciativas de viagens de lazer e negócios no Brasil.
Apoio a feiras
Heitor Kadri se reuniu ainda com Silvia Andretti, representante de vendas da Del Bianco na Europa, uma das principais operadoras de turismo e que lida com a hospitalidade receptiva do Brasil há mais de 25 anos.
Durante a sessão, foi discutida a oportunidade de apoio a feiras internacionais e abordada uma proposta de parceria para evento na Embaixada de Roma, na Itália. Pacotes turísticos sob medida, Press Trips e Fam Tours – viagens em que agentes de viagens são convidados a conhecer e explorar as maravilhas do Brasil – também foram temas da reunião. “Esta é uma excelente oportunidade para divulgar o Brasil como um destino turístico inovador e diferenciado”, confia Andretti.
A BIT Milano 2022 contou com mais de 1 mil expositores e a expectativa da organização é que mais de 45 mil visitantes tenham participado desta edição.
Brasil na BIT Milano
No primeiro dia de feira (10/04), o ministro do Turismo italiano, Massimo Garavaglia, visitou o estande brasileiro. Ele recebeu os cumprimentos do Cônsul Geral do Brasil em Milão, Hadil Fontes da Rocha Vianna, que ratificou os laços entre os países. Na ocasião, a comitiva brasileira aproveitou para conversar com autoridades locais e teve a oportunidade de estreitar as relações com o trade turístico internacional.
A promoção do turismo responsável foi tema de debate da Embratur no segundo dia de atividades na BIT Milano. A comitiva brasileira participou das discussões do tema com a LifeGate, uma corporação beneficente, considerada referência em sustentabilidade na Itália.
Além da discussão sobre possíveis ações de mídia para incentivar a preservação ambiental do Brasil pelo público engajado com o assunto, a comitiva brasileira destacou a recuperação do setor de turismo do país na fase pós-pandemia.
Durante os três dias de evento, o estande da Embratur promoveu a cultura brasileira e aproximou os turistas de costumes locais. Foram feitas apresentações dedicadas aos profissionais do setor de turismo sobre os tesouros naturais, além de degustações de culinária e exibições musicais, com ritmos de samba, frevo, pagodes, sertanejo, forró, piseiro, entre outros