Parque Nacional do Iguaçu recebe quase 11 mil turistas estrangeiros no feriado da Páscoa

Entre 15 e 17 de abril, quase metade dos visitantes vieram de outro país. Só o Paraguai emitiu cerca de dois mil visitantes por dia no período

Em mais um sinal de retomada do turismo, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), registrou a presença de 23.106 visitantes durante o feriado prolongado da Páscoa. O movimento superou em 600% o número de 2021 (3.019), quando os efeitos da pandemia tiveram grande impacto.

Dos mais de 23 mil visitantes que visitaram o Parque, casa das famosas Cataratas do Iguaçu, quase metade eram estrangeiros. Ao todo, foram 10.819 turistas de outros países, sendo a maioria de Argentina, Paraguai, Uruguai, França, Estados Unidos e Espanha.

Na comparação com 2019, último ano antes da pandemia de Covid-19, o número de visitantes na Páscoa deste ano representou 75% do que foi registrado naquele ano. Vale lembrar que ao longo de 2019 o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de dois milhões de visitantes, recorde histórico do local.

“O número de visitantes em Foz do Iguaçu durante a Páscoa representa mais um sinal claro de que estamos no caminho certo para fortalecer ainda mais a retomada do turismo brasileiro. Nosso país é um dos melhores do mundo em termos de destinos de natureza, uma tendência em todo o mundo no cenário pós-pandemia. Temos muito a oferecer aos visitantes de outros países e estamos trabalhando para mostrar todo nosso potencial”, avaliou Silvio Nascimento, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Em 22 de março deste ano, o Parque Nacional do Iguaçu foi concedido pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Economia por R$ 375 milhões, um ágio 350% maior do que o preço mínimo estipulado pelo governo federal. A concessão vale pelos próximos 30 anos e o objetivo é que o parque alcance até 4 milhões de visitantes por ano.

Histórico de visitação

Em 2021, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 655 mil visitantes, número praticamente igual ao de 2020, quando 658 mil pessoas estiveram no parque. Estes dados ajudam a retratar o efeito que a pandemia teve no turismo, já que em 2019 o parque havia registrado seu recorde de visitantes em um ano.

Do total de visitantes no ano passado, cerca de 50 mil não eram brasileiros. A Argentina liderou o número de estrangeiros no parque com 5.422, seguido por Paraguai (2.555), Uruguai (307), França (176) e Estados Unidos (151).

Turismo religioso

O feriado da Páscoa também movimentou os turistas paraguaios para o Brasil. Matéria publicada pelo jornal La Nación, do Paraguai, destacou que cerca de dois mil turistas daquele país cruzaram a fronteira por dia no período. A publicação lembra que o Brasil já é um destino muito buscado por conta do litoral e das praias, mas também tem muito a oferecer na área do turismo religioso.

“Temos capacidade para receber ainda mais visitantes paraguaios e do Mercosul em busca dessa conexão espiritual, que também serve como uma imersão incrível na história e na cultura do país. O turismo religioso é uma tendência no Brasil e no mundo. ”, destacou o presidente da Embratur para a publicação.

Entre os destinos listados pelo La Nación aos paraguaios, destaque para duas obras de Oscar Niemeyer – a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Catedral Metropolitana, em Brasília. A matéria listou ainda a Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, na Ilha dos Frades, na Bahia; a Igreja de Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo; a Catedral de Pedra, em Canela, no Rio Grande do Sul; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, Minas Gerais; e a Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, Bahia.

Foto: Edison Emerson/Parque Nacional do Iguaçu

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.