Embratur celebra dois anos de atuação como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Do desafio de promover o país internamente até a retomada de campanhas e feiras ao redor do mundo, confira as principais ações da entidade

A Embratur completa nesta quarta-feira (25/5) dois anos como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Neste mesmo dia, em 2020, foi sancionada a Lei nº 14.002/2020, que efetivou a transformação do então instituto em agência de serviço social autônoma, de direito privado, assim como integrantes do Sistema S. A mudança deu mais autonomia à Embratur para a atração de turistas estrangeiros a partir da captação de recursos privados.

De lá para cá, a nova Agência encarou novos desafios e acumulou muitos resultados em sua missão: promover no exterior o Brasil, seus destinos e diversos atrativos. No entanto, o primeiro ano após a transformação foi totalmente atípico. Com o turismo internacional praticamente parado por causa da pandemia de Covid-19 e o decreto de estado de calamidade pública, a atuação da Embratur precisou ser voltada para o mercado interno, utilizando seus recursos para auxiliar o Ministério do Turismo (MTur) a promover o país para os brasileiros.

“Encaramos essa mudança temporária de missão e contamos com o apoio e a parceria do MTur até podermos voltar a atuar no exterior. Foi um período desafiador, mas de muito trabalho e resultados. Agora, estamos 100% focados novamente em apresentar as maravilhas do nosso país para os estrangeiros e ampliar cada vez mais o fluxo de viajantes que vêm conhecer o Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Durante este período, que durou até julho de 2021, a Embratur realizou duas campanhas nacionais. A primeira, “Ser Brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível e seguro”, focou em mostrar aos turistas do país a quantidade de atrativos próximos de casa. Veiculada no rádio, TV, internet e nas ruas, a campanha gerou mais de 600 milhões de impactos – medição utilizada para indicar uma estimativa de quantas vezes as peças foram visualizadas pelo público. Além disso, a Agência também divulgou o Vacinômetro, usando o prédio da FIESP, em São Paulo, para mostrar ao país o avanço da vacinação e reforçando protocolos de segurança sanitária.

A inédita atuação nacional também contou com a realização de quatro press trips com jornalistas e influenciadores pelos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A ação gerou 150 milhões de impactos e economizou R$ 800 mil, por ter sido totalmente realizada com apoio e parceria do trade turístico nacional. Além disso, a Agência marcou presença nas feiras Boat Show (SP), Festival das Cataratas (PR), Festuris (RS) e Visit Pernambuco (PE), com uma expectativa de retorno de US$ 4,27 para cada dólar investido.

Retorno ao internacional

A partir de julho de 2021 a Embratur voltou seu foco para sua missão original, de promover o Brasil em outros países e atrair visitantes estrangeiros. Os Jogos Olímpicos de Tóquio marcaram o retorno para a promoção internacional. Com foco na divulgação do ecoturismo e na isenção de visto para os visitantes japoneses, a campanha teve 4,5 milhões de impactos entre julho e agosto na internet e em mídia exterior.

A Agência também voltou a participar de roadshows e esteve em oito países europeus – Portugal, Espanha, Alemanha, França, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Suécia. Foi lançado ainda o novo portal do visitbrasil.com, com novos recursos e layout. Pensando em inteligência turística, a Embratur investiu em ferramentas para divulgar o país no exterior com mais assertividade. Também foram realizados encontros de troca de experiências com o trade e entidades do setor.

Em parceria com as embaixadas brasileiras no exterior, a promoção em cidades como Madri, Montevidéu, Tel Aviv e Roma fizeram parte do rol de ações da Embratur. Em termos de relações públicas, a Agência fez ativações em Argentina, Chile, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Emirados Árabes, Espanha, França Portugal, com retorno de R$ 28 milhões sobre os investimentos entre julho e novembro.

Feiras e campanhas

Com o retorno da promoção internacional, a Embratur também pôde voltar a marcar presença nas principais feiras de turismo do mundo e realizar campanhas em mercados estratégicos. A Agência esteve presente na FITUR Madri, a primeira feira internacional realizada após o início da pandemia global, e na Expo Dubai 2020, nos Emirados Árabes, onde em parceria com a Apex teve um dos cinco estandes mais visitados entre os 192 expositores.

Em relação às campanhas, a Embratur retomou suas atividades internacionais com foco na América do Sul e nos Estados Unidos. Para o mercado latino, a “Uno, dos, três, Brasil” apresentou o país como possível destino para o verão. A campanha foi veiculada em Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai na internet, TV fechada, revista e em mídia exterior digital, alcançando 1,4 bilhão de impactos.

Para os Estados Unidos, a campanha “Brazil is visa-free. Come visit” teve como objetivo divulgar aos turistas do país a isenção de visto para que eles venham ao Brasil. Veiculada entre fevereiro e abril deste ano, a ação resultou em US$ 5,7 milhões em viagens a partir dos EUA e aumentou em 78% as buscas pelo termo “visitbrasil” na comparação com o mesmo período de 2021.

Parceria com o Sebrae

Em busca de cada vez mais fortalecer a indústria do turismo e alavancar o posicionamento do setor como atividade essencial para geração de emprego e renda do país, a Embratur firmou parceria com o Sebrae no início de 2022. O acordo prevê investimento de R$ 200 milhões em ações de promoção internacional do Brasil e seus destinos.

Entre as iniciativas estão a participação em grandes feiras internacionais, como a BTL Lisboa (Portugal) e a BIT Milano (Itália), além de press trips, roadshows e campanhas publicitárias.

Próximas ações

Até o fim de 2022 a Embratur tem diversas ações e participações em feiras programadas. Desde esta terça-feira (24), está sendo veiculada a campanha “Visit Brazil. A wow experience”, que, de forma descontraída, utliza interjeições norte-americanas para posicionar o Brasil como o melhor destino para os americanos. Durante os próximos 30 dias, a Agência vai trabalhar a marca Brasil em Nova York, Los Angeles, Dallas, Houston e Washington.

Entre maio e junho, a Agência estará na IMEX Frankfurt, na Alemanha, e na FIEXPO Latin America, no Panamá. Há poucos dias ainda foram realizadas duas press trips com influenciadores da Espanha e jornalistas de Paraguai e Chile, passando pela Rota das Emoções, Pernambuco e pelo Vale do São Francisco. No fim do ano, a Copa do Mundo da FIFA, no Catar, também será aproveitada como oportunidade de divulgação do país para o público que vai assistir ao Mundial.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.