Rica em atrativos naturais e de sol e praia, região será trabalhada pela Agência nas ações de promoção internacional até o fim do ano
Com o objetivo de promover e ampliar o fluxo turístico no litoral sul do Rio de Janeiro, a Embratur participou nesta segunda-feira (6/6) do evento “Desenvolvimento da Costa Verde do Rio de Janeiro”, promovido pelo Sebrae em Angra dos Reis. O encontro contou com a presença da diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência, Karisa Nogueira, e do ministro interino do Turismo, Marcos José Pereira, que representou o titular da pasta, Carlos Brito.
Durante a reunião, os integrantes de diversos setores discutiram ações de qualificação, inclusão produtiva, infraestrutura, investimentos, promoção, marketing e parcerias. Em maio deste ano, Embratur e Sebrae discutiram estratégias para capacitar os profissionais do trade turístico das cidades de Angra dos Reis e Paraty. Foi criado um grupo de trabalho para elaborar estudos visando estimular o desenvolvimento do setor no local.
Caberá à Embratur, além de promover os destinos da Costa Verde no exterior, a realização de workshops de capacitação e apoio à comercialização de produtos e destinos turísticos da região, além da realização de uma press trip com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros no local. Também constam no plano de trabalho, uma famtour com operadores de turismo internacionais e a captação, edição e cessão de imagens dos destinos que formam a Costa Verde.
A Agência ainda deverá incluir a região nas campanhas publicitárias voltadas para os mercados europeu e sul-americano e nos roadshows que serão promovidos pela instituição até o fim do ano.
“A Embratur tem diversas ações de promoção nos mercados internacionais programadas para este ano e a Costa Verde do Rio de Janeiro sem dúvida conta com atrativos que são tendência no turismo pós-pandemia, como sol e praia, ecoturismo e turismo de aventura. A região é muito rica em termos de belezas naturais e esperamos conseguir aumentar ainda mais o fluxo de turistas que passam por lá”, destacou a diretora Karisa Nogueira.
Também participaram da reunião o diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Edson Queiroz, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro; o senador Flávio Bolsonaro; o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o diretor-superintendente do Sebrae-RJ, Antônio Melo Alvarenga Neto; e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, além de outros prefeitos da região, parlamentares, representantes do Governo do Rio e da iniciativa privada.
Perfil do turista
Segundo dados do Anuário Estatístico do Turismo do MTur, 57,6% dos turistas estrangeiros que visitaram Angra dos Reis em 2020 vieram da Argentina. Em seguida aparecem o Chile (8,6%), a França (8,4%), o Uruguai (5,7%), a Austrália (3,1%) e os Estados Unidos (3%). Mais de 90% dos visitantes de outros países foram até Angra dos Reis a lazer, sendo mais de 87% em busca de sol e praia, natureza, ecoturismo e turismo de aventura.
Ainda de acordo com o estudo, quase 50% ficaram hospedados em hotéis, flats ou pousadas, enquanto outros 25,5% optaram por campings ou albergues. O gasto médio dos turistas estrangeiros que viajaram a lazer para Angra dos Reis ficou em US$ 54,80 por dia.
Em Paraty, os dados apontam que a maioria dos turistas estrangeiros também vieram da Argentina (39,7%), porém a França aparece em segundo lugar (12,6%) e Holanda (6,4%), Alemanha (6%) e Estados Unidos (5,3%) ficaram logo atrás. Embora a maioria dos visitantes tenha buscado Paraty por conta do sol e praia, mais de 16% optaram pelo destino por suas características culturais. Além disso, 42,8% se hospedaram em hotéis, flats ou pousadas, enquanto 25,5% ficaram em campings ou albergues.
Foto: André Cyriaco/Sebrae