Cerimônia no Palácio do Planalto comemora os 54 anos da Embratur e o primeiro como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo

Nesta semana, a Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo está comemorando seu 54º aniversário. A importância da data foi celebrada em cerimônia realizada nesta terça-feira (17/11), no Palácio do Planalto, com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Durante a cerimônia, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou o selo postal personalizado e o carimbo comemorativo alusivos ao aniversário da entidade. A história da Embratur se confunde com a história do turismo brasileiro. Em 18 de novembro de 1966, o presidente Humberto de Alencar Castelo Branco criou a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). Em 2019, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, escreveu uma nova parte desta história ao assinar a Medida Provisória que alterou a natureza jurídica do órgão. No ano de 2020, reforçou sua confiança e compromisso com a Agência, ao promulgar a lei 14.002 de 22 de maio, transformando o antigo Instituto Brasileiro de Turismo na “Nova Embratur” – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo.

A comemoração dos 54 anos de existência e o primeiro como Agência é uma marca histórica para o turismo e para o governo brasileiro. “Essas ações são de suma importância para o momento histórico que a Embratur vive. A transformação do antigo Instituto em Agência é uma demanda antiga de todo o setor do turismo, principalmente pela facilitação na promoção internacional e, consequentemente, no aumento do fluxo de turistas no Brasil”, disse o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

Durante a cerimômia, Gilson destacou o fato de o Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, Zurab Pololikashvili, maior autoridade mundial do setor, ter escolhido o Brasil para sediar o escritório da OMT nas Américas.

Participaram da cerimômia, a Primeira-dama, Michelle Bolsonaro; do Executivo Federal, o Ministro Chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto; Floriano Peixoto, presidente dos Correios; o Ministro da Comunicação, Fábio Farias (PSD-RN); da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; da Cidadania, Onix Lorenzoni (DEM-RS) e o Secretário Especial de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior. Prestigiaram o evento os parlamentares: Felipe Barros (PSL-PR), Ubiratan Sanderson (PSL-RS) e Carla Zambelli (PSL-SP).