Visita à Assembleia Legislativa de São Paulo

Nesta sexta-feira (20/11), o presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Gilson Machado Neto, participou da Sessão Plenária Deliberativa da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp, a convite do deputado estadual Frederico D’Avila (PSL-SP), onde o deputado Coronel Telhada (PP-SP), recepcionou os convidados e presidiu a sessão.

Após cumprimentar a todos os deputados participantes da sessão, o presidente Gilson ressaltou a importância de existirem políticas que incentivem o turismo no estado e no País. “O governo brasileiro está tomando atitudes que fazem a diferença no turismo brasileiro, colocando o setor no protagonismo que ele realmente merece. O Brasil é um país continental e tem a maior quantidade de recursos naturais do mundo e é por isso, pelas ações do governo brasileiro que a Organização Mundial do Turismo nos escolheu para sediar o Escritório das Américas. Nós temos o potencial que país no mundo nenhum possui” destacou o presidente em seu discurso.

Participaram também da reunião legislativa, os deputados Castelo Branco (PSL-SP), Janaina Paschoal (PSL-SP), que destacaram a importância do turismo náutico para o estado e a relevância do evento que está acontecendo este final de semana.

A realidade no estado e no Brasil é de dificuldade para os empresários da área náutica que, além dos altos impostos, precisam lidar com leis que impedem o crescimento do ramo.

Também estavam presentes na sessão, o Assessor Especial da Presidência da República, Mozart Aragão e o Gerente de Promoção Internacional do Turismo de Natureza da Embratur, Jerreneri Vital.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.