Embratur participa da 15ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR)

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo participa da 15ª edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, o evento deve receber presencialmente aproximadamente quatro mil participantes que seguirão rigorosos protocolos sanitários em virtude da pandemia de Covid-19. A Embratur está presente com um estande de 150 m² e 17 coexpositores, com o intuito de receber visitantes e realizar contatos de forma a auxiliar e fomentar o processo de retomada do setor do Turismo.

Em discurso realizado na solenidade abertura das atividades do Festival, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, explicou que a Agência trabalha para recuperar a autoestima do brasileiro e o setor do Turismo nos estados. “Nosso governo é mais Brasil e menos Brasília. Nosso presidente da República é peregrino. Palavras falam, exemplos gritam. ”, ressaltou.

Mencionando que a pandemia trouxe dificuldades, Gilson Machado indicou que a recuperação do Turismo está em pleno andamento e que medidas já tomadas, como isenção de visto para turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos, e a transformação da Embratur em Agência são importantes para isso. “O governo trabalha para salvar e gerar empregos de restaurantes, hotéis, para manter o nosso capital humano. Os 11 milhões de turistas brasileiros que estão com restrições sanitárias para viajar agora estão aqui no Brasil. Por isso, estamos estimulando o turismo de curta e média distância neste momento junto ao Ministério do Turismo”.

Ações para desburocratizar o setor do Turismo tomadas pela Embratur com o governo federal, o estímulo ao turismo náutico, à competitividade das companhias aéreas, além de iniciativas para melhorar a acessibilidade e a inclusão de deficientes físicos no Turismo também foram lembradas pelo presidente da Embratur. “Contem com a Embratur. Estamos atentos às necessidades. Escuto dizer que o Brasil é o país do futuro desde criança. E essa oportunidade chegou agora, com o presidente Bolsonaro e com todos vocês do trade”, finalizou.

Antes da abertura, Gilson Machado participou de coletiva de imprensa com jornalistas especializados no setor de turismo, quando detalhou as ações que a Embratur vem fazendo para promover o turismo doméstico, como a campanha cujo mote é ‘Ser brasileiro é estar sempre perto de um destino incrível. Após a abertura do Festival, o presidente da Embratur retornou a Brasília para a Solenidade alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a convite da senhora Primeira-Dama, Michele Bolsonaro.

Parcerias para mais voos

A Embratur está reconectando o Brasil ao mundo com parcerias entre estados, municípios, aeroportos e companhias aéreas. Em ação nunca antes vista no país, junto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, criamos o PATI, um programa voltado para atrair voos internacionais para o nosso país, ampliando assentos e conectividade. Ao final de 2025 vamos ter quase 8 milhões de assentos a mais do que tínhamos em 2022. Um aumento de 80%. É o Brasil voando mais alto e mais longe no cenário global! 

Mais empregos sustentáveis

A Embratur conecta o Brasil ao mundo valorizando destinos que cuidam do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades. Com base nos princípios ESG, mostramos um Brasil autêntico e regenerativo. conectamos conservação ambiental, regeneração da biodiversidade e experiências transformadoras em parceria com a SOS Mata Atlântica. Somos parceiros na recuperação de corais no mar de Alagoas, junto com a Biofábrica de Corais. Já compensamos 1.200 toneladas de CO₂ e seguimos inovando com ações que deixam um legado positivo e inspiram um novo olhar para o turismo brasileiro.

Foco no microempreendedor

Acreditamos no turismo que transforma vidas! Em parceria com o Sebrae, a Embratur trabalha para impulsionar microempresas e microempreendedores, gerando empregos e renda, fortalecendo comunidades e impulsionando o desenvolvimento local. O projeto Feel Brasil é um grande exemplo dessa missão. Promovemos experiências autênticas e sustentáveis em destinos icônicos, de todos os estados do país. Para nós o turismo não é somente sobre quem viaja, mas principalmente sobre quem recebe os visitantes. Esse é o turismo que movimenta a economia e que gerou mais de 114 mil empregos formais somente no primeiro semestre de 2025.

Inovação tecnológica

O futuro do turismo é agora! Com o EmbraturLAB, nosso laboratório de inovação, implementamos ações e projetos para acelerar a transformação digital do setor turístico, aproximando o trade das maiores tecnologias do mundo.  Em parceria com bigtechs como Google e TikTok, disseminamos conhecimento digital e impulsionamos negócios. Já aceleramos 40 startups em 11 programas de inovação aberta, buscando tecnologias que modernizam empreendimentos do nosso setor turístico e transformam a experiência do turista no Brasil.

Brasil nas telas

O Brasil está conquistando o mundo com o turismo de telas! A Embratur aposta no poder do audiovisual para promover o país no exterior, conectando destinos. Em parcerias com gigantes como a Netflix, potencializamos o turismo por meio das produções audiovisuais brasileiras. Com o edital Brasil com S, que chega à segunda edição com foco na Amazônia, mostramos o Brasil como cenário de histórias que valorizam o nosso país e atraem aqueles que buscam por experiências inesquecíveis. Também atuamos junto à indústria de games, unindo turismo, inovação e economia criativa para atrair novos públicos.

Big data + IA

Promoção com dados, estratégia e resultados! Uma robusta e avançada estrutura de inteligência de dados, montada pela atual gestão, conduz o trabalho da Embratur. As estatísticas, atreladas a aplicações de inteligência artifical, são fundamentais na definição de estratégias da promoção internacional. Os estudos dos dados guiam a utilização das nossas ferramentas de promoção como press trips, famtours e campanhas. Somos pioneiros e referência na América Latina em estratégia! Um trabalho reconhecido por entidades internacionais, como a ONU Turismo e o World Travel & Tourism Council: WTTC.